Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ronaldinho, com 255 pontos, ganha a Bola de Ouro

Redação do Terra - 28 de novembro de 2005 - 15:50

O meia-atacante Ronaldinho, do Barcelona (Espanha) e da Seleção Brasileira, foi eleito nesta segunda-feira o vencedor da Bola de Ouro, um dos prêmios mais importantes do futebol.

Ele é o terceiro brasileiro a levar o título oferecido pela revista France Football após a escolha por jornalistas europeus ao melhor jogador do mundo. Ronaldinho ganhou a premiação com 225 pontos, seguido por Frank Lampard, do Chelsea, com 148, e Steven Gerrard, do Liverpool, com 142. Os brasileiros Adriano, da Inter de Milão, e Kaká, do Milan, ficaram em sétimo e nono, respectivamente.

Favorito na eleição, Ronaldinho, 25 anos, sucede seus compatriotas Ronaldo (1997 e 2002) e Rivaldo (1999). Apenas a partir de meados dos anos 90, o prêmio, que comemorou neste ano sua 50ª edição, foi aberto a todos os que atuassem em campeonatos da Europa, não importando a nacionalidade.

O meia-atacante foi ainda o quinto jogador a receber o prêmio com a camisa do time catalão. Os outros foram os próprios brasileiros Ronaldo e Rivaldo, além do búlgaro Hristo Stoitchkov e do português Luis Figo.

Ronaldinho conquistou o Campeonato Espanhol da temporada passada pelo Barcelona, cumprindo assim uma das condições informais para levar o Bola de Ouro - ter conquistado algum título por seu clube ou seleção.

Eleito Melhor Jogador do Ano pela Fifa em dezembro passado, Ronaldinho defende o título da entidade que administra o futebol mundial também neste ano. Ele conta com a concorrência dos compatriotas Cafu, Roberto Carlos, Kaká, Robinho, Adriano e Ronaldo.

Para a Bola de Ouro, outros nove brasileiros estavam na disputa: Adriano (Inter de Milão), Kaká, Dida (Milan), Roberto Carlos, Robinho, Ronaldo (Real Madrid), Emerson (Juventus), Cris e Juninho Pernambucano (Lyon).

Mas os principais concorrentes de Ronaldinho para o prêmio da France Football eram europeus, dois ingleses e um italiano. Steven Gerrard, fundamental na conquista da Copa dos Campeões pelo Liverpool; Frank Lampard, que conquistou o Campeonato Inglês com o Chelsea; e Paolo Maldini, capitão do Milan aos 37 anos, eram os cotados.

SIGA-NOS NO Google News