Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/08/2009 15:53

Rogério T. Moura: O papel educador da família

Rogério Tenório de Moura

A educação é simultaneamente um processo e o seu resultado. Esta não é feita apenas na escola, ela tem o seu início na família. A educação é uma ação consciente que permite ao ser humano desenvolver as suas aptidões físicas, intelectuais, sociais, éticas e morais com o objetivo de cumprir a sua missão como ser humano, ou seja, educar é formar uma pessoa como um todo.
A família sofreu profundas alterações nas últimas décadas. As mães saíram de casa para trabalhar. A autoridade paterna foi limitada pelo Estado por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente. A televisão transformou-se em uma espécie de babá eletrônica.
A instituição familiar continua, ainda assim, a ser a primeira e a mais decisiva infra-estrutura moral e referencial na formação de valores em cada cidadão, tais como a ética, a solidariedade e a responsabilidade.
Importa definir o conceito de educação. Educar é, acima de tudo, dar bons exemplos. A influência dos pais na formação das crianças é inevitável. Se os pais têm determinados valores como a honradez, a virtude, a solidariedade, entre outros, estes serão assimilados pelos seus filhos. Ensinar a uma criança que se deve ser honesto, mas seguidamente mentir perante a criança não a fará assimilar o valor que o pai tentou incutir. Tentar transmitir o valor da tolerância e do respeito, mas mostrar atitudes contraditórias também não fará com que essa criança assimile a importância de tais virtudes.
A responsabilidade, o respeito, a honestidade e todos os valores humanos são hábitos e rotinas apreendidos em família de forma inconsciente, através do exemplo do comportamento diário e não de bons conselhos, nesse caso a máxima hipócrita “faça o que eu falo e não o que eu faço” não tem valor algum.
Por isso, o papel da família na formação do homem é insubstituível e não deve ser subestimado, deve antes, ser valorizado como instituição base de toda a sociedade.


*Rogério Tenório de Moura é licenciado em Letras pela UEMS, especialista em Didática Geral e em Psicopedagogia pelas FIC; vice-presidente do SISEC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cassilândia).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)