Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rogério T. Moura: O papel educador da família

Rogério Tenório de Moura - 16 de agosto de 2009 - 15:53

A educação é simultaneamente um processo e o seu resultado. Esta não é feita apenas na escola, ela tem o seu início na família. A educação é uma ação consciente que permite ao ser humano desenvolver as suas aptidões físicas, intelectuais, sociais, éticas e morais com o objetivo de cumprir a sua missão como ser humano, ou seja, educar é formar uma pessoa como um todo.
A família sofreu profundas alterações nas últimas décadas. As mães saíram de casa para trabalhar. A autoridade paterna foi limitada pelo Estado por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente. A televisão transformou-se em uma espécie de babá eletrônica.
A instituição familiar continua, ainda assim, a ser a primeira e a mais decisiva infra-estrutura moral e referencial na formação de valores em cada cidadão, tais como a ética, a solidariedade e a responsabilidade.
Importa definir o conceito de educação. Educar é, acima de tudo, dar bons exemplos. A influência dos pais na formação das crianças é inevitável. Se os pais têm determinados valores como a honradez, a virtude, a solidariedade, entre outros, estes serão assimilados pelos seus filhos. Ensinar a uma criança que se deve ser honesto, mas seguidamente mentir perante a criança não a fará assimilar o valor que o pai tentou incutir. Tentar transmitir o valor da tolerância e do respeito, mas mostrar atitudes contraditórias também não fará com que essa criança assimile a importância de tais virtudes.
A responsabilidade, o respeito, a honestidade e todos os valores humanos são hábitos e rotinas apreendidos em família de forma inconsciente, através do exemplo do comportamento diário e não de bons conselhos, nesse caso a máxima hipócrita “faça o que eu falo e não o que eu faço” não tem valor algum.
Por isso, o papel da família na formação do homem é insubstituível e não deve ser subestimado, deve antes, ser valorizado como instituição base de toda a sociedade.


*Rogério Tenório de Moura é licenciado em Letras pela UEMS, especialista em Didática Geral e em Psicopedagogia pelas FIC; vice-presidente do SISEC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cassilândia).

SIGA-NOS NO Google News