Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/05/2015 13:15

Reutilização do que vai para o lixão é tema de fórum para prefeitos de MS

Campo Grande News

A palavra “lixo” vem perdendo cada vez mais espaço com as tendências de sustentabilidade. É melhor falar em resíduo. Mais interessante seria que governantes, empresários e sociedade em geral percebessem os resíduos sólidos e líquidos como algo a ser aproveitado e não descartado. O processo que leva o que muitos chamam de lixo para outros lugares, além do lixão ou aterro é chamado de logística reversa ou inversa.

O assunto será discutido em um fórum amanhã (15), as 14h, na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O foco dos especialistas que prometem apresentar soluções para os resíduos são os prefeitos e empresários dos setores industrial e agropecuário.

A ideia é mostrar o que há de novo no campo tecnológico e experiências que já são realidade em outros países, segundo o tecnólogo em instrumentação e controle industrial, Marcelo Mello.

“Na Alemanha eles lançaram o desafio de substituir o petróleo e o hidrogênio é utilizado como combustível para os veículos. Isso é perfeitamente possível no Brasil, basta o gestor público dizer 'eu quero uma coisa melhor para minha cidade e que me dê ganho'”, comenta.

O hidrogênio como combustível é apenas uma das opções da logística reversa. “Ele vem do lodo, pode vir dos resíduos líquidos de hospitais, que depois de gaseificado perde a contaminação, o hormônio, o antibiótico e transformado em sólido pode ser usado como combustível para os ônibus da cidade, por exemplo”, explica o diretor da Result Consultoria, Juan Carlos Ormachea.

Segundo Juan, as alternativas podem ser vantajosas não só para empresas como para prefeituras, porque o gasto com descarte passa a ser destinado a essa logística que, por sua vez, gera ganhos no campo econômico. “O que falta é apenas informação para os gestores públicos e empresários para perceber que adotar essas práticas pode trazer economia”, destaca Juan.

O Fórum de Logística Reversa é promovido pelo CRA (Conselho Regional de Administração) e terá como palestrantes os professores Mayr Godoy e Joaquim Ramalho; o tecnólogo Marcelo Mello e o administrador Fernando Avance.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)