Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reutilização de descartável na Saúde será fiscalizada

Agência Câmara - 06 de outubro de 2004 - 16:09

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou hoje requerimento do deputado Paulo Lima (PMDB-SP) que sugere fiscalização, junto à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre o reaproveitamento de materiais hospitalares de uso único (descartáveis).
O parlamentar destaca que inúmeras denúncias têm sido apresentadas nesse sentido. Essas denúncias relatam que os materiais descartáveis estão sendo utilizados após procedimento de esterilização, principalmente por empresas localizadas nos Estados Unidos. "Isso não representa a boa prática da saúde e nem a solução dos graves problemas enfrentados por nossa população", avalia Paulo Lima.

Risco à saúde
O deputado explica que, se por um lado pode-se argumentar que o reprocessamento de produtos destinados a uso único é uma forma de amenizar os elevados custos da saúde, principalmente pela demanda por cirurgias e procedimentos de elevado nível de complexidade, por outro, pode representar sérios riscos para a saúde da população e dos profissionais que atuam na área. “Além de colocar em situação econômica precária as entidades hospitalares, que assumiriam a responsabilidade pelas conseqüências danosas advindas do uso de tais equipamentos, e a indústria encarregada de abastecer esse setor", conclui o parlamentar.

Reportagem - Sâmia Mendes e Claudia Lisboa
Edição - Simone Ravazzolli

SIGA-NOS NO Google News