Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Retinopatia é mais frequente em pacientes com diabete

Agência Notisa - 01 de setembro de 2004 - 15:59

Cerca de 6% da população brasileira apresenta diabete melito, que é caracterizada pelo elevado teor de açúcar no sangue. A doença pode causar lesões nos rins, no sistema nervoso periférico e nos olhos. Para se ter uma idéia, a diabete está entre as principais causas de cegueira irreversível no Brasil e no mundo, sendo que a complicação ocular mais freqüente no paciente diabético é a retinopatia diabética (RD), presente em 29 a 40% dos doentes. O problema é que pacientes com mais tempo de diabete são mais propensos a desenvolver retinopatia. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “foram estudados de forma retrospectiva os prontuários de 2.360 pacientes do ambulatório de RD do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, atendidos no período de 1983 a 2002 e provenientes da região de Ribeirão Preto-SP, zona urbana ou rural”. O objetivo foi analisar o perfil oftalmológico dos pacientes.

Segundo os pesquisadores, a maioria dos pacientes era do sexo feminino e tinha baixo nível sócio-econômico. Eles foram divididos em quatro grupos, de acordo com o tempo de acompanhamento: grupo A (0 a 4 anos); grupo B (5 a 9 anos); grupo C (10 a 14 anos) e grupo D (15 a 19 anos).

A equipe constatou que 20% de todos os pacientes que participaram do estudo apresentaram retinopatia, sendo que a prevalência foi aumentando conforme o tempo de acompanhamento deles. De acordo com os pesquisadores, há duas explicações para esse aumento: o grande número de pacientes no grupo A com um único atendimento, o que não quer dizer que a doença seja recente; e a maior adesão ao tratamento por parte dos pacientes com retinopatia, o que contribuiria para o aumento da prevalência nos grupos com pacientes com mais tempo de acompanhamento.

De qualquer forma, eles ressaltam que quanto maior o tempo que o paciente apresenta a doença, maiores as chances dele desenvolver retinopatia. Além disso, explicam que “mesmo dentro de uma estrutura organizada e com atendimento multidisciplinar visando a uma melhor atenção aos pacientes com diabete, a retinopatia diabética permanece como uma complicação freqüente e de difícil controle entre os diabéticos”. Daí a importância de se detectar precocemente a doença e de dar seguimento ao tratamento.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News