Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Responsabilidade por derrota é do PT, diz Genoino

Gabriela Guerreiro e Nelson Motta / ABr - 06 de maio de 2004 - 21:14

O presidente do PT, José Genoíno (SP), atribuiu hoje ao próprio partido a responsabilidade pela derrota do governo no Senado, ontem à noite, na Medida Provisória que proibia o funcionamento de bingos e caça-níqueis em todo o país. Na avaliação de Genoíno, alguns senadores do partido se ausentaram da votação e contribuíram para a derrota, por apenas dois votos de diferença. "Com exceção do senador Mercadante, que tinha uma causa maior para se ausentar do dia de votação do Senado, e de uma senadora que estava numa viagem internacional (a senadora Ana Julia, do Pará), as outras ausências não têm justificativa. Eu acho que esses companheiros vão compreender que o PT é um partido fundamental nas votações do governo no Senado e na Câmara", enfatizou.

Genoíno não quis revelar, porém, se os petistas que não compareceram à votação da MP dos bingos serão enquadrados pelo partido. "A palavra não é enquadramento, é convencimento, é mobilização. A palavra é atenção. Se trata de dialogar com esses companheiros", garantiu.

Assim como o ministro de Coordenação Política, Aldo Rebelo, o presidente do PT disse que a não aprovação da MP dos bingos é uma derrota de toda a sociedade, e não apenas do partido. "O país perdeu, a sociedade que quer acabar com a jogatina, que tem uma relação legal e ilegal perdeu e, no meu modo de entender, se a base aliada tivesse votado com a coesão que acontece na Câmara, nós não tínhamos perdido, portanto tem missão, nós vamos levar em conta essas missões para superar esse problema circunstancial", disse.

Os presidentes de partidos que participaram da reunião do Conselho Político com Lula, no Palácio do Planalto, garantiram que a derrota na MP dos bingos não foi discutida durante o encontro. O presidente da República revelou apenas, segundo o presidente do PPS, Roberto Freire (PE), que o governo vai tentar reverter a decisão do Senado. Lula não revelou ainda, de acordo com relato de Freire, qual o instrumento jurídico que será utilizado pelo governo para garantir a proibição dos bingos. "Ele disse que estava analisando, mas não anunciou", encerrou Freire.

SIGA-NOS NO Google News