Cassilândia, Terça-feira, 18 de Junho de 2019

Últimas Notícias

08/06/2019 11:00

Respirar pela boca ou pelo nariz?

Sua Corrida

Muitos corredores, e não só os iniciantes, têm dúvidas quanto ao que é melhor: respirar pela boca ou pelo nariz. Quando a intensidade do treino aumenta, é comum que se recorra à respiração bucal. Mas será que isso prejudica a performance – ou até mesmo a saúde?

Segundo o professor Sergio Eduardo Perez, do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), não há muitos motivos para se preocupar.

“Não existe um padrão respiratório ou técnica que deva ser treinada pelo corredor. A ventilação pulmonar é ajustada pelo organismo em sintonia com a demanda metabólica”, tranquiliza o fisiologista. “Nosso organismo faz isso automaticamente. À medida que um corredor vai desenvolvendo seu treinamento, naturalmente vai se adaptando a uma melhor forma”, acrescenta.

Há quem diga que a respiração nasal é mais adequada, por permitir melhor aquecimento e umedecimento do ar antes que este chegue aos pulmões. No entanto, Perez afirma que, durante a corrida, isso não é uma regra.

“Quando a demanda respiratória é muito grande, acaba-se por desenvolver a respiração bucal, uma vez que a resistência à passagem do ar é menor. Isso não interfere na performance aeróbia. Respirar pela boca ou pelo nariz depende exclusivamente do conforto do corredor ”.

Se, mesmo seguindo uma periodização de treinos e respeitando seus limites, o corredor apresentar dificuldades para respirar (dispneia), deve procurar um médico especialista para investigar se há algum problema.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 18 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
06:30
Copa do Mundo de Futebol Feminia
Segunda, 17 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
Domingo, 16 de Junho de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)