Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/01/2007 07:49

Resgatando a história: Manoel Afonso foi o primeiro

A Associação Comercial e Empresarial de Cassilândia pretende resgatar a história da entidade, que se chamava Associação Comercial e Industrial de Cassilândia, desde a sua fundação em 22 de dezembro de 1.975, nas dependências do Cine Alvorada, que depois virou o prédio da Malule.

Na tarde de ontem uma primeira reunião foi feita tendo como convidados fundadores da Associação Nelson Francisco de Oliveira (seu primeiro secretário), João Juarenço Girotto (seu primeiro orador e que elaborou o Estatuto da entidade, junto com Manoel Afonso) e Raul Rezende e Silva (presidente da Comissão que deu parecer final para aprovação do Estatuto).

Belo, o atual presidente quer confeccionar um DVD, com fotos e depoimentos de fundadores e pessoas que foram importantes para a entidade.

A reportagem do Cassilândianews teve acesso ao primeiro livro da entidade e descobriu que Manoel Afonso, hoje residente em Campo Grande, deve ser considerado o primeiro presidente da Associação Comercial.

Acompanhe o raciocínio. A primeira ata, lavrada por Nelson Francisco de Oliveira, diz que Paulo Mariano Fernandes da Silva, após breve relato do motivo da reunião, convidou Manoel Afonso para presidir a mesma.

Foi a sua diretoria provisória que aprovou o estatuto e marcou a primeira eleição e conduziu os trabalhos, no dia 25 de janeiro de 1.976, comparecendo para votar 146 pesssoas. Muito bom para a época.

Sómente no dia 24 de fevereiro de 1976 a ata diz “reuniu-se a comissão provisória da Associação Comercial e Industrial de Cassilândia, presidida pelo dr. Manoel Afonso, para dar posse a primeira diretoria definitiva desta entidade”. Ele comandou a reunião secretariada por Nelson Francisco de Oliveira e ao final deu posse a José de Oliveira Tenório(presidente), João da Costa e Silva (1º vice), Conceição Barbosa Dias (2º vice), João Albino Cardoso Filho (1º Secretario), Genildo Béu (2º secretário), João Batista de Moura (1º tesoureiro), Roberto Lopes de Oliveira (2º tesoureiro).

Manoel Afonso, não pode ser presidente, porque apesar de ter elaborado o estatuto em parceria com João Girotto, não era dono de nenhum comercio. Por este motivo foi convidado para ser o advogado da entidade ( o que fez gratuitamente) e João Girotto o Orador Oficial. O mesmo ocorreu com Nelson Francisco de Oliveira, que não pode permanecer na entidade, mas deu a contribuição como contador.

Quando houve vacância no Governo do Mato Grosso do Sul, o deputado Londres Machado assumiu e hoje também é considerado como ex-governador. O mesmo ocorreu com Ranieri Mazzilli, quando assumiu o governo brasileiro. Em Cassilândia, o primeiro prefeito, por alguns meses , Caetano Nogueira foi indicado e permaneceu até as eleições que teve como vencedor Sebastião Leal.

Fica a pergunta para ser respondida pela Associação Comercial. Manoel Afonso e Nelson Francisco de Oliveira, foram ou não, o primeiro presidente e o primeiro secretário da entidade? Um assunto para ter resposta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)