Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/05/2005 14:52

Renan Calheiros é contra a verticalização na reforma

Agência Senado

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (5), o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que é contrário à verticalização eleitoral e também ao modo pelo qual vem sendo feita a discussão do assunto dentro da reforma política. Segundo ele, a discussão sobre verticalização tem que ser conseqüência da reforma política e não pressuposto dela. A verticalização é um instrumento que obriga os partidos com coligações para a eleição presidencial a repetirem a mesma aliança em níveis nacional, estadual, distrital ou municipal.

- Eu sou contra a verticalização, mas acho que ela tem que ser conseqüência da reforma e não pressuposto dela. Nós fizemos aqui um acordo de procedimento com alguns partidos para que a gente tente derrubar a verticalização e colocá-la na horizontal - explicou.

O presidente do Senado também anunciou que, na próxima semana, haverá uma nova reunião com os presidentes dos partidos para uma conversa sobre a reforma política como um todo. E reclamou:

- O problema é que a verticalização está na ordem do dia. Nós temos que começar por ela inevitavelmente. Então há o esforço de todo mundo para derrubá-la porque, como conceito, é interessante, mas tinha que ser conseqüência da reforma e não pressuposto.

Sustentação

Na mesma entrevista o presidente do Senado falou sobre a recondução do deputado Michel Temer à presidência nacional do PMDB. Aos ser questionado por jornalistas, Renan disse que o importante é que o PMDB "continue na governabilidade, na sustentação congressual, porque o partido é insubstituível nisso".

Na opinião do presidente do Senado, a recondução de Temer foi apenas uma circunstância ocorrida no âmbito da recondução dos diretórios do partido. Ela não significa, portanto, como explicou, a perda de espaço dos aliados no governo. Para Renan, fundamental é manter a governabilidade.

- A governabilidade tem que acontecer em torno do interesse do país. Seria apequenar os fatos pensar apenas no interesse do partido circunstancial, imediato... Tem que pensar no interesse do país. O PMDB é insubstituível na governabilidade e seria impatriótico o partido não priorizar a sustentação congressual, já que é a maior instituição partidária do Congresso - disse.

O senador disse ainda que, até por ocupar-se muito com as atividades inerentes à presidência do Senado, não acompanhou detalhadamente essa eleição. "Não sou mais da executiva, sou presidente do Senado. Agora, se o PMDB vai ou não fazer aliança eleitoral com o PT ou com qualquer outro partido, essa é uma decisão que o partido vai tomar mais adiante, provavelmente em maio ou junho", adiantou.

O presidente do Senado ressaltou também que não trabalhou nem acompanhou a eleição de Temer, até porque a convocação para sua realização se fez de um dia para o outro. "Claro que sou partidário, vou continuar sendo, mas o meu papel como presidente do Senado exige que eu tenha um pouco mais de amplitude, porque sou presidente dos senadores de todos os partidos", lembrou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)