Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Remédios de obesidade serão retirados de MS pela Anvisa

João Humberto, Campo Grande News - 25 de janeiro de 2009 - 17:41

O medicamento Acomplia, muito utilizado no tratamento da obesidade, será retirado de mercado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor em MS), o remédio será suspenso nas farmácias do Estado nos próximos dias.

Em outubro do ano passado, o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante do Acomplia, suspendeu temporariamente a comercialização do medicamento em todo o mundo. As medidas foram tomadas após a verificação de que usuários do medicamento tiveram cerca do dobro de chances de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, em relação aos que não o usaram.

Dentro dos próximos dias, também será proibida a venda de medicamentos manipulados com composto a base da substância ativa Rimonabanto, muito utilizada em tratamentos de obesidade.

A recomendação da Anvisa para os pacientes tratados com o Acomplia é que procurem um profissional de saúde de modo a rever o tratamento. Já as farmácias de manipulação ao receberem receitas com o Rimonabanto devem comunicar ao consumidor da decisão da Anvisa que as impede de manipular a substância.

SIGA-NOS NO Google News