Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Recursos do FAT devem chegar na próxima semana

Acrissul - 24 de julho de 2005 - 07:31

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse na sexta-feira (22-07) que foram liberados ontem R$ 3 bilhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), fora do crédito rural, para financiar a renegociação das dívidas dos agricultores com os fornecedores de insumos.

Segundo o ministro, o conselho deliberativo do FAT foi generoso e os recursos começarão a ser operacionalizados na semana que vem. Ele disse que mais R$ 1 bilhão serão liberados em setembro. "Assim, os agricultores saem do endividamento e olham para a frente com mais alegria", afirmou Rodrigues, lembrando que, pela sua proporção, a crise da agricultura é inédita na história do Brasil

Roberto Rodrigues considera plenamente justificadas as reclamações da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil as dificuldades enfrentadas pelos agricultores. No entanto ele ressaltou que o governo não pode resolver todos os problemas que afetam o setor, como o aumento dos custos dos insumos, a queda nos preços das commodities e a quebra da safra provocada pela seca. "É claro que o câmbio complicou a situação da agricultura, mas os fatores centrais da crise estão fora do governo", disse o ministro, que participou pela manhã da reunião do Comitê de Agroindústria da Federação das Indústria do Estados de São Paulo (Fiesp).

O ministro admitiu que trabalha com a hipótese redução da safra 2005/06, principalmente por causa da queda nas vendas de insumos. O menor uso de tecnologia deve reduzir a produtividade das lavouras. De qualquer forma, disse Rodrigues, é necessário primeiro liquidar o endividamento e trazer recursos para a comercialização da safra, para depois se ter uma idéia mais clara do que irá acontecer neste ano. De qualquer forma, os recursos para o custeio da safra são 18% superiores ao montante liberado na safra passada, disse ele.

Roberto Rodrigues negou que esteja demissionário, dizendo que tais informações não passam de boato. "Sou um técnico, trabalhando pela agricultura para ajudar o País. Quando o presidente da República achou que não sou mais a opção estarei pronto para cuidar da vida", disse ele.

Fonte: Agência Estado

SIGA-NOS NO Google News