Cassilândia, Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

Últimas Notícias

28/12/2017 21:52

Recordando Jorci Barbosa da Silveira, por Manoel Afonso

Manoel Afonso
Recordando Jorci Barbosa da Silveira, por Manoel Afonso

Que final de ano! Primeiro o Natal, agora o Jorci. Minha ligação com essa família talvez explique a coincidência na minha última viagem à Cassilândia. Passei na casa do Natal para saber o caminho até a chácara do Jorci. Falamos rápido e ele alegre como no encontro anterior em Campo Grande - por mera casualidade - onde questão de descer do carro para um abraço amigo. Marcou. Não me esqueço das nossas viagens ao sabor dos ventos, bons e ruins. Tranquilo sempre achava uma brecha ou saída. Um craque.

Quanto ao Jorci também sempre fui próximo, buscando conselhos e opiniões sobre negócios no universo rural. Ele ao seu estilo sóbrio que muitos confundiam com sisudez ou algo parecido. No fundo não era o cidadão sistemático que podia parecer. Jorci era acima de tudo justo, correto na postura social e uma baita chefe de família.


Estivemos juntos na diretoria do Cassilândia Tenis Clube. Jamais tomou uma decisão sem consultar os companheiros. Ganhou a admiração e respeito dos associados e da própria comunidade como gestor.


Tenho na memória muitas imagens do amigo Jorci. Aqui apenas algumas: na F4-1000 – rumo a fazenda - com o neto Rodrigo ainda de calça curta e sem camisa na carroceria de madeira; no antigo Banco Real conversando com o Pio Chavez e o Paulinho; lá no armazém do Joaquim Silva de quem gostava muito; na chácara do sogro Zico Pereira em festivas reuniões; feliz mostrando-me o piso do novo curral em paralelepípedo: de terno claro numa foto da diretoria do CTC; distribuindo lascas de aroeira para uma cerca na fazenda; carregando sacos de milho para a deliciosa pamonhada na fazenda; nos casamentos das filhas Mara e Magda; deitado na cadeira de balanço no alpendre da casa; jogando conversa fora na casa do Girotto e finalmente debilitado recostado no sofá.

Quando ele vendeu a fazenda para comprar terras no ‘Nortão’, eu pensei com meus botões e cheguei a comentar com o Girotto e outros amigos: “ Ora! O lugar do Jorci é aqui entre nós, onde tem família e prestígio”. Depois disso – por circunstâncias diversas – não estive mais com ele. Ficava sabendo dele por informações de terceiros. Fui encontrá-lo só agora recentemente. Para quebrar o gelo quando cheguei, fui logo falando para a Dina: “estou com saudade do melhor café da cidade”. Graças a habilidade do Donizethi nossa conversa fluiu razoavelmente para aquele momento.
Saí dali com o coração amarrotado e lá fora da casa dei um abraço emocionado nesta grande mulher guerreira que é a Dina. Ela entendeu minhas lagrimas. Neste final, vou resumir a trajetória do Jorci : plantou sementes, deixou pegadas, lembranças e saudades em todos nós. Jorci – um homem de bem! Um dia a gente se encontra.


Seu amigo Manoel Afonso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 19 de Janeiro de 2018
Quinta, 18 de Janeiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)