Cassilândia, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

28/12/2017 21:52

Recordando Jorci Barbosa da Silveira, por Manoel Afonso

Manoel Afonso
Recordando Jorci Barbosa da Silveira, por Manoel Afonso

Que final de ano! Primeiro o Natal, agora o Jorci. Minha ligação com essa família talvez explique a coincidência na minha última viagem à Cassilândia. Passei na casa do Natal para saber o caminho até a chácara do Jorci. Falamos rápido e ele alegre como no encontro anterior em Campo Grande - por mera casualidade - onde questão de descer do carro para um abraço amigo. Marcou. Não me esqueço das nossas viagens ao sabor dos ventos, bons e ruins. Tranquilo sempre achava uma brecha ou saída. Um craque.

Quanto ao Jorci também sempre fui próximo, buscando conselhos e opiniões sobre negócios no universo rural. Ele ao seu estilo sóbrio que muitos confundiam com sisudez ou algo parecido. No fundo não era o cidadão sistemático que podia parecer. Jorci era acima de tudo justo, correto na postura social e uma baita chefe de família.


Estivemos juntos na diretoria do Cassilândia Tenis Clube. Jamais tomou uma decisão sem consultar os companheiros. Ganhou a admiração e respeito dos associados e da própria comunidade como gestor.


Tenho na memória muitas imagens do amigo Jorci. Aqui apenas algumas: na F4-1000 – rumo a fazenda - com o neto Rodrigo ainda de calça curta e sem camisa na carroceria de madeira; no antigo Banco Real conversando com o Pio Chavez e o Paulinho; lá no armazém do Joaquim Silva de quem gostava muito; na chácara do sogro Zico Pereira em festivas reuniões; feliz mostrando-me o piso do novo curral em paralelepípedo: de terno claro numa foto da diretoria do CTC; distribuindo lascas de aroeira para uma cerca na fazenda; carregando sacos de milho para a deliciosa pamonhada na fazenda; nos casamentos das filhas Mara e Magda; deitado na cadeira de balanço no alpendre da casa; jogando conversa fora na casa do Girotto e finalmente debilitado recostado no sofá.

Quando ele vendeu a fazenda para comprar terras no ‘Nortão’, eu pensei com meus botões e cheguei a comentar com o Girotto e outros amigos: “ Ora! O lugar do Jorci é aqui entre nós, onde tem família e prestígio”. Depois disso – por circunstâncias diversas – não estive mais com ele. Ficava sabendo dele por informações de terceiros. Fui encontrá-lo só agora recentemente. Para quebrar o gelo quando cheguei, fui logo falando para a Dina: “estou com saudade do melhor café da cidade”. Graças a habilidade do Donizethi nossa conversa fluiu razoavelmente para aquele momento.
Saí dali com o coração amarrotado e lá fora da casa dei um abraço emocionado nesta grande mulher guerreira que é a Dina. Ela entendeu minhas lagrimas. Neste final, vou resumir a trajetória do Jorci : plantou sementes, deixou pegadas, lembranças e saudades em todos nós. Jorci – um homem de bem! Um dia a gente se encontra.


Seu amigo Manoel Afonso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Quarta, 16 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
Terça, 15 de Janeiro de 2019
15:53
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)