Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita testa ''contador de cigarros''contra a sonegação

Edla Lula/ABr - 17 de junho de 2004 - 07:50

A Receita Federal vai testar hoje o “contador automático de cigarros”, instalado numa fábrica de cigarros, com o objetivo de rastrear a fabricação e distribuição do produto. Trata-se de mais um instrumento de
combate à sonegação de impostos no setor, que anualmente deixa de pagar mais de R$ 1 bilhão em impostos.

O nome da fábrica não foi revelado pelo secretário-adjunto da Receita, Paulo Ricardo de Souza Cardoso, que visitará a empresa hoje, para fazer o teste. Depois deste piloto, outros equipamentos deverão ser instalados nas fábricas brasileiras de cigarros a partir de 2005.
De acordo com o secretário-adjunto, o sistema dá a possibilidade à Receita de acompanhar a produção de cigarros em tempo real, via internet, o que reduzirá o espaço para a evasão fiscal. O projeto é desenvolvido em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.

Um outro convenio, desta vez na área de bebidas, será assinado com a Universidade Federal de Santa Catarina. O convênio habilitará empresas para participar do projeto de instalação de medidores de vazão de bebidas nas fábricas. A expectativa da Receita é de que os primeiros equipamentos, referentes à produção de cerveja, comecem a ser habilitados a partir de primeiro de julho e o processo seja totalmente concluído no início de 2005.

As ações da Receita estão sendo acompanhadas por uma delegação chefiada pelo vice-ministro de Tributação do Paraguai, Andréas Neulfeld, que está em visita de três dias ao Brasil. Segundo nota da assessoria de imprensa, a comitiva veio ao Brasil a convite da Receita, porque o Brasil vai ajudar o Paraguai a desenvolver políticas de combate à sonegação.

SIGA-NOS NO Google News