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Rally Dakar divulga roteiro para próxima edição

03 de junho de 2009 - 16:27

São Paulo (SP) - A organização do Rally Dakar revelou nesta quarta-feira (3), em Paris, as cidades por onde a prova passará em 2010, que será disputada pelo segundo ano consecutivo na Argentina e Chile. O rali começará dia 1 de janeiro com a largada promocional em Buenos Aires e terminará na mesma cidade dia 17, depois de um total de 8.600 quilômetros, com 5.200 de trechos cronometrados. O Dakar fará parte das comemorações do bicentenário da independência dos dois países. No trajeto estão incluídas as cidades argentinas de Buenos Aires, Córdoba, La Rioja, Fiambalá, San Juan, San Rafael e Santa Rosa, além dos municípios chilenos de Copiapó, Iquique, La Serena e Santiago.

A prova de 2010, desenhada em forma de “loop” e em sentido anti-horário, seguirá para o norte: a primeira parte do Dakar colocará à prova os competidores especialistas em solo duro. Depois de passar os Andes, a competição seguirá para o deserto do Atacama, no Chile, com cinco etapas de bastante areia, rumo à cidade de Iquique. A partir desse ponto a caravana começará a retornar para Buenos Aires.

Regulamento - Mudanças no regulamento do Dakar, também anunciadas nesta terça, prometem colocar os pilotos com mais talento à frente. Nas motos, chega a medida esperada há muito tempo pelos competidores: somente motos com motores de até 450 cilindradas serão aceitas na prova a partir de 2011, mas os profissionais já participarão com motos de até 450cc no ano que vem. Os amadores terão mais um ano para adaptação.

Na categoria carros, o aumento do flange de ar para carros à gasolina dará a oportunidade aos melhores pilotos amadores de participar com tecnologia diesel, que obteve melhores resultados nos últimos anos.

Além de carros e motos, caminhões e quadriciclos também participam da competição. As inscrições para o Dakar começaram dia 15 de maio e terminarão no final do mês de julho. A organização do Dakar manteve os mesmos valores que 2008 e 2009, apesar de os transportes marítimos serem muito mais caros para a organização, que traz toda a infra-estrutura da Europa.


DAKAR 2010


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