Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Últimas Notícias

14/02/2006 07:49

Radiação solar insuficiente pode limitar tomate

Agência Notisa

A produtividade das culturas protegidas é determinada basicamente pela disponibilidade de energia solar. O crescimento e o desenvolvimento normal das culturas só ocorrem quando a quantidade de radiação recebida é superior ao limite trófico (relativo à nutrição). No entanto, a radiação solar é modificada pelo uso de estufas plásticas, devido à reflexão e à absorção pelo material de cobertura. Para se ter uma idéia, nas diferentes regiões do Brasil, em geral, pode ocorrer uma redução da radiação solar incidente de até 35% no interior da estufa. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) resolveram avaliar a variação da radiação solar, bem como verificar sua disponibilidade no interior de um ambiente protegido ao longo do ciclo do tomateiro (verão-outono).



O trabalho foi conduzido, entre janeiro e junho de 2003, na área experimental do Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus da UFPel. De acordo com artigo publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2006 da revista Ciência Rural, “as diferenças no recebimento de radiação solar no interior das estufas se refletem sobre o resultado fenológico (influência do clima na floração e frutificação) e produtivo dos cultivos. A radiação solar é o principal fator que limita o rendimento das espécies tanto a campo quanto em ambientes protegidos. Reduções na radiação solar na ordem de 1% refletem reduções de 1 a 3% na produção final, para culturas como tomateiro e pepino”.



A equipe observou que, no decorrer do experimento, a densidade de fluxo de radiação solar no interior da estufa foi menor do que a céu aberto (exterior). No entanto, as curvas da radiação solar interna e externa apresentaram dias com proximidade de valores, principalmente em dias nublados ou chuvosos. “Isto mostra que o efeito redutor do filme plástico em dias com nebulosidade não é tão grande, mas, por outro lado, nos dias completamente claros, sem nebulosidade, o distanciamento entre as curvas foi bem acentuado”, explicam os pesquisadores no artigo.



Por outro lado, eles verificaram também que a radiação solar diária no interior da estufa foi inferior ao limite trófico em 53 dias, o que representou 50,5% dos dias analisados. No período próximo ao inverno, eles constataram que a radiação solar chegou a valores inferiores e/ou próximo ao limite trófico, mostrando ser um período limitante para o desenvolvimento da cultura. “A radiação solar disponível na região de Pelotas é limitante a partir do final de outono, sendo que a implantação e o manejo do tomateiro em estufas devem ser realizados de forma a evitar que o período reprodutivo coincida com a baixa disponibilidade de radiação solar”, alertam no artigo.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Quarta, 21 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)