Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quem não tem hora para comer pode engordar, aponta pesquisa

Agência do Rádio - 10 de julho de 2012 - 08:57

Ter hora certa para comer é tão importante quanto o que se come. É o que diz um estudo americano feito com animais de laboratório. Aqueles que se alimentavam com hora marcada comiam a mesma quantidade que aqueles que comiam em qualquer horário. A diferença é que, no primeiro caso, os animais não engordaram e não tiveram problemas de saúde. Todos os animais receberam uma dieta rica em gordura. Por causa da correria do trabalho, o bibliotecário Jailton Lira não tem horário certo para as refeições, e acredita que engordou por isso.


\"Geralmente, a única refeição do dia que eu ainda faço no horário é o almoço, mas, por exemplo, de manhã se eu sentir muita fome e eu tomar uma vitamina ou comer alguma coisa dez horas da manhã, às vezes nem almoço, jantar eu não janto, tem dia que eu lancho, tem dia que eu não lancho.\"

A nutricionista do Ministério da Saúde, Maria da Penha Ferrer, explica que para ter uma alimentação saudável é importante estabelecer horários para as refeições. Penha recomenda que a pessoa se alimente a cada três horas, o que inclui café da manhã, almoço e jantar. No meio, a pessoa deve fazer lanches leves.


\"Quando a gente pula uma refeição a tendência é a gente chegar com muita fome na próxima aí a tendência é a gente concentrar a refeição em termos de tudo: carboidrato, lipídios, proteínas. Isso daí vai dar uma sobrecarga no organismo, no processo de digestão e pode fazer mal tanto para saúde quanto pelo ganho de peso porque como você está com muita fome você acaba consumindo além do que você precisa.\"

A nutricionista diz que o certo é não esperar a fome chegar para comer e escolher sempre frutas, legumes e sucos naturais. O Ministério da Saúde possui um guia alimentar de bolso com todas as informações sobre alimentação saudável. O guia está na internet no endereço: www.saude.gov.br/nutricao.

Reportagem, Hortência Guedes


SIGA-NOS NO Google News