Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quem já sofreu infarto precisa ter alguns cuidados na hora do sexo

Agência do Rádio - 18 de agosto de 2011 - 08:45

A maioria das pessoas que já sofreu um infarto tem medo de voltar a ter uma vida sexual ativa. Isso porque muitos acreditam que o sexo pode acelerar as batidas do coração de forma exagerada, aumentando o risco de um novo ataque cardíaco. Segundo o coordenador de cardiologia do Grupo Hospitalar Conceição, Alfeu Rombaldi, a abstinência sexual na primeira fase após o infarto é recomendada, mas, depois da recuperação, não há qualquer tipo de restrição para a prática:


\"Vai tudo da avaliação médica do paciente. Se o paciente fez o infarto e não teve uma complicação maior desse infarto, esse paciente está liberado.\"

No entanto, apesar de o sexo não estar contra indicado para os pacientes recuperados do infarto, o cardiologista Alfeu Rombaldi faz um alerta: a volta a atividade sexual deve ser feita com cautela:

\" Se recomenda inicialmente que o infartado ou a infartada na atividade esteja em uma posição passiva. E se recomenda sempre que seja sempre com o parceiro ou a parceira habitual. Isso também é importante na prevenção de um novo infarto.\"

O cardiologista Alfeu Rombaldi explicou também que o sexo praticado com cautela pode trazer vários benefícios para os pacientes recuperados, como aumento da autoestima e do afeto entre o casal.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News