Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quatro países se unem em prol da defesa do Aquífero Guarani

Contexto Mídia - 18 de setembro de 2012 - 11:40

O Aquífero Guarani é considerado um dos maiores mananciais de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, ocupando 1,2 milhões de Km², e estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Possui volume aproveitável de água é de 40 km³ por ano, isso significa que o aquífero em questão tem uma reserva potencial para abastecer toda a população brasileira por cerca de 2,5 mil anos.

Conscientes da necessidade de preservar a reserva, os países - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - participam do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani (PSAG). Os resultados do estudo serão apresentados no 18º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que será realizado em Bonito, entre os dias 23 e 26 de outubro.

Segundo o presidente da Comissão Científica do Congresso, Everton de Oliveira, o PSAG foi o primeiro passo para uma gestão transfronteiriça do manancial “O Projeto Aquífero Guarani foi esse passo inicial no sentido de uma gestão transfronteiriça. Temos muitos debates e caminhos mostrados para a gestão conjunta desse imenso recurso hídrico”, afirma Oliveira.

Em seis anos de pesquisa o grupo que faz parte do PSAG, elaborou o Programa Estratégico de Ação (PEA), com o objetivo de apoiar os países para o desenvolvimento de um marco para a proteção e desenvolvimento sustentável do Sistema Aquífero Guarani (SAG).

O Programa Estratégico de Ação tem também a função de garantir que as populações dos quatro países tenham acesso à água de qualidade e desenvolver as atividades produtivas conservando a integridade não só do Sistema Aquífero Guarani, mas, do meio ambiente como um todo. Isso significa um compromisso compartilhado e internacional de responsabilidade tanto ambiental como econômica na exploração da reserva. Combatendo o risco de poluição ou acidente ambiental que possa prejudicar definitivamente a qualidade das águas subterrâneas.



SERVIÇO:

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços

VII FENÁGUA – Feira Nacional da Água

Data: 23 a 26 de outubro de 2012.

Local: Centro de Convenções de Bonito (Rodovia MS 178, km 2).

Informações e inscrições: http://www.abas.org/xviicongresso/inscricoes.php

SIGA-NOS NO Google News