Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/09/2012 11:40

Quatro países se unem em prol da defesa do Aquífero Guarani

Contexto Mídia

O Aquífero Guarani é considerado um dos maiores mananciais de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, ocupando 1,2 milhões de Km², e estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Possui volume aproveitável de água é de 40 km³ por ano, isso significa que o aquífero em questão tem uma reserva potencial para abastecer toda a população brasileira por cerca de 2,5 mil anos.

Conscientes da necessidade de preservar a reserva, os países - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - participam do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani (PSAG). Os resultados do estudo serão apresentados no 18º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que será realizado em Bonito, entre os dias 23 e 26 de outubro.

Segundo o presidente da Comissão Científica do Congresso, Everton de Oliveira, o PSAG foi o primeiro passo para uma gestão transfronteiriça do manancial “O Projeto Aquífero Guarani foi esse passo inicial no sentido de uma gestão transfronteiriça. Temos muitos debates e caminhos mostrados para a gestão conjunta desse imenso recurso hídrico”, afirma Oliveira.

Em seis anos de pesquisa o grupo que faz parte do PSAG, elaborou o Programa Estratégico de Ação (PEA), com o objetivo de apoiar os países para o desenvolvimento de um marco para a proteção e desenvolvimento sustentável do Sistema Aquífero Guarani (SAG).

O Programa Estratégico de Ação tem também a função de garantir que as populações dos quatro países tenham acesso à água de qualidade e desenvolver as atividades produtivas conservando a integridade não só do Sistema Aquífero Guarani, mas, do meio ambiente como um todo. Isso significa um compromisso compartilhado e internacional de responsabilidade tanto ambiental como econômica na exploração da reserva. Combatendo o risco de poluição ou acidente ambiental que possa prejudicar definitivamente a qualidade das águas subterrâneas.



SERVIÇO:

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços

VII FENÁGUA – Feira Nacional da Água

Data: 23 a 26 de outubro de 2012.

Local: Centro de Convenções de Bonito (Rodovia MS 178, km 2).

Informações e inscrições: http://www.abas.org/xviicongresso/inscricoes.php

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)