Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

18/09/2012 11:40

Quatro países se unem em prol da defesa do Aquífero Guarani

Contexto Mídia

O Aquífero Guarani é considerado um dos maiores mananciais de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, ocupando 1,2 milhões de Km², e estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Possui volume aproveitável de água é de 40 km³ por ano, isso significa que o aquífero em questão tem uma reserva potencial para abastecer toda a população brasileira por cerca de 2,5 mil anos.

Conscientes da necessidade de preservar a reserva, os países - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - participam do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani (PSAG). Os resultados do estudo serão apresentados no 18º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que será realizado em Bonito, entre os dias 23 e 26 de outubro.

Segundo o presidente da Comissão Científica do Congresso, Everton de Oliveira, o PSAG foi o primeiro passo para uma gestão transfronteiriça do manancial “O Projeto Aquífero Guarani foi esse passo inicial no sentido de uma gestão transfronteiriça. Temos muitos debates e caminhos mostrados para a gestão conjunta desse imenso recurso hídrico”, afirma Oliveira.

Em seis anos de pesquisa o grupo que faz parte do PSAG, elaborou o Programa Estratégico de Ação (PEA), com o objetivo de apoiar os países para o desenvolvimento de um marco para a proteção e desenvolvimento sustentável do Sistema Aquífero Guarani (SAG).

O Programa Estratégico de Ação tem também a função de garantir que as populações dos quatro países tenham acesso à água de qualidade e desenvolver as atividades produtivas conservando a integridade não só do Sistema Aquífero Guarani, mas, do meio ambiente como um todo. Isso significa um compromisso compartilhado e internacional de responsabilidade tanto ambiental como econômica na exploração da reserva. Combatendo o risco de poluição ou acidente ambiental que possa prejudicar definitivamente a qualidade das águas subterrâneas.



SERVIÇO:

XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços

VII FENÁGUA – Feira Nacional da Água

Data: 23 a 26 de outubro de 2012.

Local: Centro de Convenções de Bonito (Rodovia MS 178, km 2).

Informações e inscrições: http://www.abas.org/xviicongresso/inscricoes.php

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)