Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quase 70% da safra de cana vai virar álcool

15 de maio de 2008 - 13:55

Perto de 70 por cento do total de cana-de-açúcar processado até agora na safra 2008/09 do Brasil foi direcionado para a produção de álcool, informou a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar). De acordo com levantamento parcial da safra, divulgado na noite de quarta-feira pela entidade, 67 por cento de 20,7 milhões de toneladas de cana foi para álcool, enquanto 33 por cento se destinou à produção de açúcar.

Como resultado da forte orientação alcooleira da safra, a produção de açúcar até o dia 1º de maio foi de 674 mil toneladas, 20,8 por cento abaixo da registrada em igual período da safra anterior.

"Nunca no passado o setor trabalhou com uma divisão de percentuais entre etanol e açúcar tão fortemente voltada para o etanol, algo que ocorreu pontualmente agora em função de uma necessidade específica, que era garantir o abastecimento", afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.

Como esperado, as chuvas atípicas para o período fizeram com que o volume de cana processado até agora ficasse praticamente estável (alta de apenas 2,2 por cento) na comparação com igual período no ano passado, quando a safra foi menor.

A Unica informou que as chuvas nos meses de março e abril geraram uma perda de 30 por cento no aproveitamento do tempo para as usinas da região centro-sul. Segundo a entidade, o índice de aproveitamento do tempo para o período março-abril caiu para 55 por cento na safra 2008/09, contra 78 por cento no mesmo período durante a safra 2007/08.

"Na prática, isso significa que 10 milhões de toneladas de cana deixaram de ser processadas até o final de abril", disse Pádua, acrescentando que devido às chuvas cerca de 40 usinas com início de atividades previsto para março e abril postergaram a moagem.

A produtividade está baixa no início do processamento na comparação com a safra passada. Até 1º de maio foi verificada média de 103,1 quilos de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de cana, contra 113,5 quilos no ano passado.







Estadão/JP

SIGA-NOS NO Google News