Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2005 08:14

PT: Berzoini poderá disputar 2º turno com Pomar

Jacqueline Lopes/Campo Grande News

Com 74% dos votos já apurados o candidato à presidência do PT Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, enfrentará um concorrente de esquerda no segundo turno. Segundo matéria do Terra, com 42,8% dos votos, Berzoini não tem, índice suficiente para evitar nova votação, marcada para o dia 9 de outubro. Nessa data, possivelmente irá disputar votos com Valter Pomar (segundo colocado de acordo com a parcial), Raul Pont, Maria do Rosário ou Plínio de Arruda Sampaio - concorrentes com chances reais de avançarem até o segundo turno.

Pelo resultado parcial, Berzoini é seguido por Valter Pomar (Articulação de Esquerda), com 17%; Plínio de Arruda Sampaio (Ação Popular Socialista), 13,4%; Raul Pont (Democracia Socialista), 12,7%; Maria do Rosário (Movimento PT), 12%; Makus Sokol (O Trabalho), 1,4%; e o independente Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, com 0,6% dos votos válidos. Até a noite de segunda-feira, já tinham sido contabilizados 201 mil votos, enquanto a expectativa de votação é de aproximadamente 270 mil, superando o quórum mínimo de 15% dos mais de 820 mil filiados habilitados a participar do pleito.

Apesar de ainda estar indefinido o segundo turno, as diferentes correntes petistas já negociam alianças, ainda de acordo com o Terra. A tendência de que ocorra uma coalização das tendências mais à esquerda contra a candidatura de Berzoini, vinculado ao mesmo Campo Majoritário do ex-tesoureiro Delúbio Soares e do ex-primeiro-secretário Silvio Pereira, que se afastaram dos cargos após o escândalo de caixa dois.

O Movimento PT, de Maria do Rosário, já adiantou que não apoiará Berzoini em segundo turno, contrariando uma tradição de alianças com o Campo. A tendência é de a corrente dar apoio ao deputado estadual pelo Rio Grande do Sul Raul Pont ou Valter Pomar, na hipótese de Maria não avançar até a fase decisiva das eleições. Uma eventual parceria com Plínio Sampaio dependeria de o petista se comprometer a apoiar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Já Pont, ouvido pelo jornal O Globo, afirma que, em princípío, mantém a disposição de apoiar qualquer candidato que vier a encarar Berzoini no segundo turno. Porém demonstra reserva quanto a Pomar, apoiado por uma parcela do Campo, devido às denúncias de compra de votos e "votos de cabresto" em São Paulo.

Plínio e seus aliados rejeitam aliança com Pomar e se declaram favoráveis somente a dar apoio a Pont. Porém, caso Sampaio avance até o segundo turno e perca para Berzoini, é possível que ele e seu grupo promovam uma debandada geral do partido. Os cerca de 20 deputados federais integrantes do Bloco Parlamentar de Esquerda do PT têm até o próximo dia 4 para trocarem de partido, caso pretendam disputar as eleições de 2006.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)