Cassilândia, Domingo, 16 de Junho de 2019

Últimas Notícias

13/06/2019 13:00

Projetos de energia equivalem a grande hidrelétrica para o MS

Correio do Estado

 

Leilão de energia nova A-6, previsto para 17 de outubro deste ano pelo Ministério de Minas e Energia, terá 15 projetos para empreendimentos em Mato Grosso do Sul, que totalizam 964 MW de oferta instalada de energia para o Estado. Acima de mil já é considerada uma grande hidrelétrica, como Porto Primavera e Jupiá. Entre os projetos previstos, o destaque individual é a térmica a gás natural, que vai participar do certame com oferta de 266 MW. Do total de propostas cadastradas para instalação no mercado sul-mato-grossense, a maior quantidade é para empreendimentos com fonte de energia solar fotovoltaica, somando 450 MW de energia instalada.

Nesta terça-feira, foi encerrado o prazo para conclusão do cadastramento de projetos que irão participar do certame no País e de acordo com informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), foram cadastrados ao todo 1.829 projetos, que chegam a 100.874 MW de capacidade instalada. As fontes eólica e solar fotovoltaica foram as que apresentaram as maiores ofertas de projetos cadastrados, com 845 e 825 propostas cada, respectivamente. Em termos de capacidade, a térmica a gás natural responde por pouco mais de 41 GW. Empreendimentos fotovoltaicos superaram os 29 GW instalados, enquanto os eólicos ficaram pouco acima dos 25 GW.

Em relação aos empreendimentos para Mato Grosso do Sul, oito deles (53,3% do total) são para energia solar fotovoltaica, correspondendo a 46,7% da oferta prevista para o Estado. Na sequência, estão os projetos para térmica a biomassa (quatro empreendimentos, ou 26,6% dos cadastrados para o Estado), com capacidade de 200 MW (20,7%). Já as pequenas centrais hidrelétricas, as PCH, respondem por dois empreendimentos e 48 MW. Com apenas um empreendimento, a térmica a gás natural tem capacidade instalada de 266MW.

PRAZOS

Conforme a EPE, do total de projetos cadastrados no País, 74,7% optaram por aproveitar o cadastramento do leilão de energia nova A-4, também com processo aberto neste ano. Apesar de ter sido habilitado tecnicamente em um certame, a habilitação do empreendimento para o leilão seguinte não é automática e todos os projetos serão objeto de nova análise.

Com a conclusão do processo de cadastramento no Ministério de Minas e Energia, os empreendedores terão que cumprir agora o cronograma de apresentação de documentos que podem excepcionalmente ser apresentados após essa data. No caso dos empreendimentos elétricos a gás natural, os dados necessários para análise da viabilidade do fornecimento de gás natural ao empreendimento deverão ser protocolados na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveiss (ANP) até o dia 19 deste mês.

Os documentos são a outorga para aproveitamento hidrelétrico (DRDH), em 29 de julho (80 dias antes da realização do leilão), licença ambiental (mesmo prazo da outorga de água); parecer de acesso ou documento de acesso para leilão (DAL), emitido pelas distribuidoras; despacho de requerimento de outorga, emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e comprovação de combustível, todos em 5 de agosto (75 dias antes do certame).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 16 de Junho de 2019
Sábado, 15 de Junho de 2019
06:07
Cassilândia
00:30
Copa do Mundo de Futebol Feminino
Sexta, 14 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)