Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/01/2004 15:01

Projeto prevê pena para chacota contra jovens

Agência Câmara

O Projeto de Lei 1873/03, do deputado Marcos de Jesus (PL-PE), modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para determinar pena de detenção de um a dois anos a quem submeter criança ou adolescente - por meio de palavras, gestos e atitudes - a situações vexaminosas e constrangedoras que possam atingir sua auto-estima, ainda que seja com o intuito de diversão.
A proposta estipula ainda que a pena será aumentada em 1/3 se o crime for praticado por quem tenha autoridade, guarda ou vigilância sobre a criança ou adolescente.
Pela legislação vigente, a pessoa que submeter criança ou adolescente a constrangimento está sujeita a pena de detenção de seis meses a dois anos.

ASSÉDIO MORAL
Marcos de Jesus ressalta ser comum entre os jovens a prática de realizar "brincadeiras" com a intenção de agredir. "Esse tipo de comportamento pode atingir a auto-estima dos adolescentes, ocasionando-lhes complexos e sentimentos de inferioridade. Na Inglaterra, já existe um serviço de denúncia para coibir essa prática, já identificada como uma espécie de assédio moral", informa.
Segundo o deputado, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) já está discutindo o tema. "Sabe-se que essa modalidade de agressão - tida como pior do que a agressão física - tem sido a principal causa de suicídios entre os jovens. Estudos demonstram que 40,7% deles já foram vítimas dessa modalidade de assédio e que 12,7% admitiram ser agressores", diz Marcos de Jesus.

TRAMITAÇÃO
O projeto está na Comissão de Seguridade Social e Família, onde será relatado pela deputada Angela Guadagnin (PT-SP). A proposta também será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação e pelo Plenário da Casa.



Reportagem - Márcia Schmidt/CL


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)