Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/01/2004 14:11

Projeto facilita formação em Filosofia e Teologia

Agência Câmara

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) pode ser alterada para que estudantes que tenham concluído o ensino de Filosofia ou Teologia em seminário, no prazo mínimo de dois anos, possam aproveitar as matérias já cursadas quando forem aprovados em seleção de instituições de ensino superior. Essa é a sugestão do Projeto de Lei 1153/03, do deputado Wasny de Roure (PT-DF), que está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR).
O objetivo da proposta é deixar clara a situação dos formados em seminários religiosos após a sanção dessa lei. O deputado explicou que a legislação deixa dúvidas quanto à revogação ou não do Decreto-Lei 1051/69, que assegurava aos formados em seminários o direito de, havendo vagas, matricular-se nesses cursos sem qualquer outro exame seletivo, como o vestibular.
O autor afirma ainda que as instituições de ensino superior não dispõem de formandos nos dois cursos para atender à demanda do mercado de trabalho.

APROVEITAMENTO
Para regulamentar a questão, o projeto não autoriza a admissão automática dos formados em seminários nos cursos de licenciatura, mas possibilita o aproveitamento, nesses cursos, de matérias já concluídas pelos estudantes durante o ensino no seminário. De acordo com o texto, o aluno precisará se submeter à seleção para o curso superior e, para pleitear o aproveitamento, ter seu conteúdo curricular semelhante ao do novo curso. Finalmente, para o aproveitamento ser deferido, o pedido precisa ser avaliado por uma banca especial.
O projeto, que foi enviado à CCJR em dezembro e aguarda a designação de um relator na comissão, já foi aprovado anteriormente pela Comissão de Educação e Cultura. Depois de ser avaliada pela CCJR, a proposta será encaminhada ao Senado Federal, pois está sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões.



Reportagem - Simone Ravazzolli
Edição – Patricia Roedel

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)