Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto exige concurso público para conselhos tutelares

Agência Câmara - 08 de setembro de 2004 - 15:16

Começou a tramitar na Câmara o Projeto de Lei 4086/04, do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), que exige a realização de concurso público, por meio de provas objetivas e de títulos, para o preenchimento das cinco vagas nos conselhos tutelares de cada município. A proposta também retira a prerrogativa da lei municipal de determinar os salários dos conselheiros.
Segundo o deputado, os atuais requisitos para a escolha dos candidatos são frágeis "e permitem que pessoas despreparadas pleiteiem o cargo com vistas apenas à sua remuneração". Ele aponta ainda o uso político-partidário da função, "para a qual seria necessário levar em consideração não apenas a qualificação técnica e moral dos candidatos, mas, inclusive, suas aptidões para o cargo".

Funções do conselhos
Os conselhos tutelares são órgãos permanentes e autônomos, cujos integrantes são eleitos pela população para mandato de três anos e têm a atribuição de zelar pela observância do Estatuto da Criança e do Adolescente. Cada cidade tem que contar com pelo menos um conselho.
Os conselheiros podem solicitar a abertura de processo para a perda ou suspensão do pátrio poder, assumindo atribuições que antes eram exclusivas dos juízes, como casos de infração que não impliquem grave ameaça ou violência à pessoa. Além disso, os pais podem procurar o conselho, por exemplo, caso não encontrem vaga na escola para os filhos.

O projeto será encaminhado ao exame das comissões técnicas.



Da Redação/LCP


SIGA-NOS NO Google News