Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Projeto de Fábio Trad determina sessões de cinema adaptadas para autistas

Nas sessões adaptadas não há publicidades nos filmes, a sala não fica totalmente escura e nem o volume do som é tão alto, em comparação a uma sessão comum, entre outras especifidades

Campo Grande News - 11 de abril de 2018 - 17:30

O projeto de lei 9972/18, de autoria do deputado federal Fábio Trad (PSD), determina sessões de cinema adaptadas que pode beneficiar cerca de 500 mil pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil.

“Estamos propondo que todas as salas de cinema do país reservem um dia por mês com sessões adaptadas às pessoas que sofrem do transtorno do espectro autista e seus familiares, o que consideramos algo bem plausível”, destacou Trad.

O parlamentar destacou a participação de especialistas na elaboração do projeto. Conforme o texto, nas sessões adaptadas não há publicidades nos filmes. A sala não fica totalmente escura e nem o volume do som é tão alto, em comparação a uma sessão comum, entre outras especifidades.

Se o projeto for aprovado, as salas de cinema terão 90 dias, a partir da data de publicação, para se adaptarem as novas normas. “Consideramos totalmente factível as salas de cinema reservarem um dia por mês para esse público, que também tem direito e merece viver momentos de lazer e diversão em família”, comentou.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o transtorno do espectro autista atinja uma em cada 160 crianças no mundo. Entre os comportamentos comuns que mais dificultam a integração estão a concentração, a hiperatividade e a hipersensibilidade à luz e ao som.

SIGA-NOS NO Google News