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21/01/2016 15:00

Projeto Carnaval: quer melhorar muito o corpo até lá? Siga esses 8 passos

Bolsa de mulher

Depois das festas de fim de ano, o Carnaval é a “grande data” para quem gosta de se motivar através de objetivos em curto prazo. Com apenas quatro semanas até lá, o tempo é pequeno, mas suficiente para promover mudanças significativas em quem quer emagrecer e definir o corpo. Quem garante é a personal trainer Elaine Babo, que mora na Suíça e é a atual campeã do World Beauty Fitness and Fashion, na categoria diva.

Como emagrecer para o Carnaval?

Como são poucos dias, a ordem principal é ter bastante disciplina.

Combinar treino muscular, cardio e dieta: essa combinação vai secar a gordura ao mesmo tempo em que melhora a saúde e define os músculos. Os treinos terão de 45 a 60 minutos no máximo.

Treine cinco dias por semana e tenha dois de descanso: é importante repousar, porque é no descanso que os músculos se regeneram do esforço físico e dão aquela aparência de definição. “Os exercícios estimulam seus músculos, mas eles só vão crescer durante os intervalos”, esclarece Elaine.

Em cada semana, faça três treinos musculares e dois dias de cardio: esta é a rotina sugerida pela personal trainer, treinando de segunda a sexta e descansando no sábado e domingo, e intercalando musculação e cardio (um dia de musculação, um dia de cardio, um dia de musculação, um dia de cardio e outro de musculação, seguido de dois de descanso, fechando os sete). “Mesmo assim, se sentir que precisa descansar, respeite seu corpo. Menos pode ser mais”, aconselha ela.

Nos dias de cardio, faça alguma atividade como caminhada, bicicleta ou transport durante 45 minutos: mas não exagere na intensidade. Caso contrário, você terá uma fome muito intensa (as chances de comer mais do que o necessário crescem), o metabolismo diminuirá e o corpo terá mais dificuldade para construir músculos. “Um bom jeito de ver se a intensidade está ok é fazer o seguinte teste: sou capaz de falar durante meu treinamento cardio?”, recomenda Elaine. O correto é estar um pouco ofegante, mas ser conseguir falar normalmente.

Para a musculação, Elaine dá o treino pronto: deve-se considerar que haverá três treinos semanais, e cada exercício deve ter três séries de 12 repetições, com exceção dos abdominais, que têm 20. Uma boa ideia é levar as dicas de Elaine para o instrutor da academia te orientar e adaptar a rotina à sua individualidade, prevenindo lesões e garantindo melhores resultados, principalmente para quem é iniciante ou não tem muita familiaridade com os aparelhos e movimentos. Lembrando que tudo deve ser feito sob a supervisão de um profissional de educação física.

​​Treino 1: Agachamento livre, stiff, leg press, cadeira flexora, agachamento sumô, cadeira extensora, cadeira abdutora, cadeira adutora e abdominais (nos abdominais, são três séries de 20 repetições, e não de 12).

Treino 2: Crucifixo reto, cruxifixo inverso, supino inclinado, rosca alternada, elevação lateral, elevação frontal e abdominais.

Treino 3: Agachamento com salto, agachamento livre, agachamento terra, afundo, panturrilhas, leg press e abdominais.

Não fique sem comer: jejuar pode fazer com que o corpo entenda que é preciso estocar gordura ao invés de queimar, e o processo de emagrecimento fica mais lento. Elaine recomenda fazer pelo menos cinco refeições por dia, aumentando a ingestão de proteínas e diminuindo a de carboidratos derivados do açúcar – incluindo açúcar da fruta, a frutose. Apesar de mais saudável, ele também pode engordar. O melhor é consultar um nutricionista para ter um cardápio individualizado de acordo com as suas necessidades.

Prefira sempre o natural: os alimentos industrializados causam uma série de malefícios ao corpo, aumentando a inflamação dos tecidos prejudicando o funcionamento intestinal. O resultado? Celulites e barriga maior.

Limite o consumo de álcool: fonte de carboidratos ruins e vazios – já que não trazem nenhum benefício nutricional, as bebidas alcóolicas podem ainda reter líquido no corpo, aumentando o inchaço. Restrinja o consumo a ocasiões estritamente especiais neste período.

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