Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/05/2004 11:27

Programa prevê abertura de mais escolas nos fins de sema

Assessoria MEC

O Ministério da Educação e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decidiram ampliar, a partir do próximo ano, o programa Abrindo Espaços, que prevê a abertura de escolas nos fins de semana para a comunidade. Lançado em 2000, o projeto promove atividades esportivas e culturais nas escolas como forma de reduzir os índices de violência entre os jovens. De acordo com a Unesco, os índices de mortes de jovens aumentam de 12%, durante a semana, para 23%, aos sábados e domingos.


O ministro Tarso Genro revelou a intenção do MEC ao representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, anteontem, como resposta à pesquisa da Organização que apontou a existência de violência nas escolas públicas, segundo 83% dos alunos entrevistados em cinco capitais e no Distrito Federal. A nova fase do projeto deve ser iniciada, em fase de teste, em escolas de Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais, onde estão as maiores taxas de violência nessa faixa etária. “A idéia é atrair não só os alunos, mas a comunidade toda, retirando os jovens das ruas”, disse Werthein.


A proposta, segundo o ministro, é combinar a informatização dos estabelecimentos à participação da comunidade no processo escolar. “Caberá ao MEC fazer a articulação com os governos estaduais e municipais para concretizarmos essa idéia”, declarou Tarso. Existem hoje, 179.935 escolas de ensino básico no País. Técnicos do ministério e da Unesco vão se reunir nos próximos dias para tentar fechar a proposta.


O programa Abrindo Espaços já existe em algumas cidades graças a parcerias entre secretarias de Educação e a Unesco. Em São Paulo, 5.306 escolas já ficam abertas nos fins de semana. No Brasil, são cerca de sete mil, segundo o representante da Unesco. Cálculo baseado nos projetos que já estão em vigor apurou que o custo mensal por beneficiário do espaço das escolas é de R$ 3,50 por mês.


Repórter: Flavia Nery

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)