Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/07/2011 07:04

Profissionais e empresas públicas e privadas têm até dezembro para regularizar ART’s

Agência do Rádio

Profissionais, empresas e órgãos públicos das áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia têm até o dia 31 de dezembro para regularizar antigas ARTs - Anotação de Responsabilidade Técnica. A ART é um instrumento indispensável para a segurança de qualquer obra. Nela estão todos os detalhes técnicos da construção. Para o profissional, a ART é importante porque comprova os trabalhos executados, permitindo também a criação do Acervo Técnico Profissional, o que possibilita a participação em concursos e em licitações públicas. Para o consumidor, o documento é útil em caso de não cumprimento do contrato e em caso de acidentes. O engenheiro eletrônico do Confea, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Roberto Costa e Silva, destaca que assim como as grandes obras, as pequenas construções também precisam do documento registrado.

\"Qualquer obra tem que ter ART, não é necessário ser uma obra imensa, um edifício \"grandão\", uma ponte. Qualquer obra, desde uma obra pequena, ela tem que ter a ART. Porque a ART garante que a pessoa que está fazendo aquela obra é uma pessoa habilitada e não um leigo. Várias tragédias que acontecem, principalmente em comunidades carentes, deve-se a esse fato. Você vai fazendo uma obra, faz um puxadinho, o puxadinho do puxadinho e no terceiro puxadinho aquilo desaba porque foram feitos sem conhecimento técnico que poderia prever que aquilo poderia acontecer.\"

Segundo o engenheiro eletrônico e conselheiro do Confea, Roberto Costa e Silva, os profissionais autônomos são responsáveis pelo o cadastro e o registro da ART. Quando contratado, o profissional deve fazer o cadastro e a empresa pagar uma taxa. O engenheiro acrescenta que também que, a cada ART atrasada, é cobrado multa. As obras sem o documento podem ser notificadas pelo Conselho Regional. Para registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica basta ir à sede do Crea em sua cidade ou acessar o site do Conselho regional para preencher o formulário.

Reportagem, Juliana Costa.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)