Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/10/2004 16:45

Professora de Três Lagoas recebe prêmio em Brasília

Carolina Avellar

A professora Ana de Fátima Nunes, da Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, receberá no dia 15 de outubro, Dia do Professor, o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004, das mãos do Ministro da Educação, Tarso Genro.

Ana recebe o prêmio por seu projeto educacional – Intercâmbio Cultural Educando Sem Fronteiras – desenvolvido com uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental, no Mato Grosso do Sul, e com alunos da Escola Municipal Pontal do Sul, em Aparecida de Goiânia, Goiás.

Baseado na idéia de troca de correspondências entre as crianças dos dois estados – Mato Grosso do Sul e Goiás – o projeto permitiu que as crianças adquirissem conhecimentos de português e história, na mesma proporção em que descobriam a magia da carta e da escrita, em plena era da Internet. Os alunos produziram diferentes tipos de cartas, descrevendo hábitos e preferências pessoais, até pesquisas e conteúdos trabalhados em sala de aula, como cultura das cidades e dos Estados de origem dos correspondentes.

As atividades, inicialmente direcionadas ao aperfeiçoamento da leitura e da escrita, culminaram em um processo de interação total. A turma da professora Ana em Três Lagoas recebeu os alunos de Aparecida de Goiânia, que conheceram a cultura, o artesanato, a culinária, a música e a dança da região. Por dois dias, os alunos das duas turmas trocaram experiências e visitaram os pontos turísticos da Cidade das Águas, como o Rio Paraná, uma plantação de eucalipto e a biodiversidade do Pantanal, que foi recriado no anfiteatro da escola, especialmente para receber os visitantes.
O Prêmio, uma iniciativa da Fundação Bunge em parceria com o Ministério da Educação, tem como objetivo reconhecer e divulgar o trabalho de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da rede pública, que desenvolvem, em sala de aula, projetos pedagógicos diferenciados e que contribuem para a qualidade do ensino.

Outros dezenove educadores de todo o Brasil serão premiados durante a cerimônia e além de terem os seus trabalhos reconhecidos pelo Ministério da Educação, receberão, cada um, R$ 5 mil, diploma e troféu, criado pela artista plástica Maria Bonomi.

Os vinte trabalhos foram escolhidos por uma Comissão Julgadora Nacional, formada por especialistas da área pedagógica de instituições como a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), Unicef (Fundo nas Nações Unidas para a Infância), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Crub (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), após a avaliação das Comissões Julgadoras Estaduais.


Troca de experiências e práticas pedagógicas

Além da cerimônia de premiação, a Fundação Bunge também promoverá no dia 14 de outubro o III Seminário de Educação Fundamental. Aberto à participação de educadores de Brasília, o evento tem como objetivo promover a troca de experiências e práticas pedagógicas bem-sucedidas. Na ocasião, os 20 professores premiados terão a oportunidade de apresentar seus projetos a outros educadores que se preocupam com a educação pública de qualidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)