Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/08/2005 16:47

Produção de grãos pode cair 20% em MS

Famasul Notícias

A dificuldade para renegociar as dívidas das últimas duas safras, a queda do dólar e a estiagem em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, estão criando um clima de pessimismo nos produtores rurais do Estado.


O vice-presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ari Basso, acredita que estes fatores devem ser os principais responsáveis por uma queda de até 20% na produção de grãos na próxima safra. Para ele, a situação dos produtores rurais em MS é delicada, já que além das dívidas, é necessário enfrentar o aumento dos custos de produção que, segundo ele, tornam inviáveis grandes investimentos mesmo para aqueles que não utilizam financiamento para custear o plantio.


De acordo com Basso, os agricultores já admitem uma redução de área de pelo menos 10% no Estado. “Se o clima não ajudar pode reduzir ainda mais, pois o produtor rural não tem recursos e não tem como investir na lavoura”, explica.


Já para o presidente da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul), Carmélio Romano Roos, a morosidade do governo na adoção de mecanismos para renegociar as dívidas como o fator principal para se acreditar em uma queda de produção para a próxima safra. Segundo Carmélio Roos, os agricultores estão na contagem
regressiva para definir o plantio e ainda continua a questão de renegociação da dívida e isso deve refletir em atraso e até em quebra de safra no Estado.


Ele revela que o produtor rural ainda nem comprou defensivos e sementes, sendo que a os agricultores já admitem uma redução de área pelo menos 10% no Estado. “Os que renegociaram e os que não renegociaram estão esperando novo financiamento. Além disso, os bancos ainda nem fizeram o pré-custeio, que normalmente é feito em abril, e nós já estamos no liminar de definir o que vamos plantar que variedades vão escolher e quantos hectares serão plantados”, explica.

Autor:
Diário MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)