Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Processo contra João Paulo Cunha será votado na quarta

Luciana Vasconcelos/ABr - 26 de março de 2006 - 13:05

O plenário da Câmara vota nesta quarta-feira (29) processo que pede a cassação do ex-presidente da casa, deputado João Paulo Cunha (PT-SP). O deputado sacou R$ 50 mil das contas do empresário Marcos Valério no Banco Rural. Em sua defesa, afirmou que o dinheiro foi usado para pagar pesquisas de opinião em Osasco, região metropolitana de São Paulo.

A justificativa não convenceu os parlamentares do Conselho de Ética que, por nove votos a cinco, aprovou relatório do deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS), recomendando a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro.

O parecer do conselho será julgado pelo plenário da Casa, que tomará a decisão final. Para a cassação ser confirmada, é necessário que 257 deputados votem a favor da punição. A votação é secreta e por meio de cédulas. Caso não haja o mínimo de votos favoráveis à cassação, o processo é arquivado. Se o deputado tiver o mandato cassado, ele perderá parte dos direitos políticos por oito anos, mais o restante do mandato, o que implica dizer que o parlamentar cassado estará impedido de disputar eleições até 2015.

João Paulo é um dos 19 citados em relatório parcial conjunto das Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito dos Correios e da Compra de Votos (já encerrada) como beneficiário de dinheiro das contas do empresário Marcos Valério, apontado como operador de um esquema de pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio ao governo.

Desde a abertura dos processos o plenário cassou três deputados e absolveu sete.

SIGA-NOS NO Google News