Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Primeiros brasileiros detidos nos EUA chegam dia 28

Agência Câmara - 26 de janeiro de 2004 - 07:50

O primeiro grupo de brasileiros detidos pelo serviço de imigração dos Estados Unidos chega ao Brasil na próxima quarta-feira (28). O grupo de 262 brasileiros presos pelo Departamento de Imigração dos Estados Unidos serão repatriados a partir do próximo dia 27 janeiro, quando embarcam para o Brasil num vôo da TAM, especialmente contratado pelo governo norte-americano. O vôo está previsto para chegar ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, às 12 horas.
Dos 262 brasileiros que retornam ao Brasil, 187 são de Minas Gerais, a grande maioria de municípios da região Leste. O restante é dos estados de Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Santa Catarina. Novos vôos de repatriação estão previstos para os meses de fevereiro e março.

RETORNO DIGNO
O deputado João Magno (PT-MG) segue hoje para Phoenix para acompanhar a viagem de deportação. "Queremos garantir o retorno digno dos brasileiros e brasileiras, como ficou acordado com as autoridades do governo norte-americano", explica o deputado, que no início do mês, ao lado dos senadores Hélio Costa (PMDB-MG) e Marcelo Crivella (PL-RJ), esteve em missão parlamentar visitando vários presídios no Texas e no Arizona, onde está a maior parte dos brasileiros detidos por tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

MISSÃO PARLAMENTAR
Na primeira fase da missão parlamentar, de 5 a 9 de janeiro, a comissão externa do Congresso designada para acompanhar a situação dos brasileiros detidos pela Imigração dos EUA conseguiu negociar “condições humanitárias" para a deportação dos brasileiros, conforme informou João Magno. "Acertamos que os custos dos vôos serão arcados pelo governo norte-americano e também que os brasileiros não receberão tratamento de criminosos, sendo dispensados de usarem algemas e os uniformes dos presídios", assinala o deputado.




Reportagem - Regina Céli Assumpção
Edição - Simone Ravazzolli

SIGA-NOS NO Google News