Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presos 58 brasileiros quando tentavam chegar aos EUA

25 de abril de 2005 - 15:02

A polícia mexicana prendeu 58 brasileiros em um caminho rural do estado de Nuevo León, no norte do país, quando tentavam chegar sem documentos à fronteira com os Estados Unidos. Os brasileiros serão entregues às autoridades de migração para sua extradição, informou o comandante da Polícia Estatal de Caminos de Nuevo León, Rómulo Torres.
"Os brasileiros foram presos ontem quando viajavam em um ônibus em um caminho rural, no lugar conhecido como Congregação Cantú", informou Torres. Ele destacou que a polícia suspeitou de um ônibus transitando por esse caminho, por isso ordenou que o veículo parasse.

O comandante acrescentou que também foram presos os mexicanos Víctor Manuel Contreras, 48 anos, e David Casillas Torres, 40 anos. O primeiro tentou subornar o comandante da polícia oferecendo-lhe US$ 700.

Investigação

Atualmente autoridades americanas investigam um grupo de traficantes de pessoas, especializado em levar brasileiros aos Estados Unidos. Esse gurpo costuma cobrar cerca de US$ 10 mil. Luis Robles, diretor do departamento jurídico do INM, confirmou a existência de um grupo especializado em levar brasileiros que também está sendo investigado pela Procuradoria Geral da República.

Na última quinta-feira, 232 brasileiros foram presos no Texas (EUA) tentando entrar ilegalmente no país. Segundo a Patrulha de Fronteira dos EUA, o número de brasileiros que são detidos ao entrar ilegalmente nos Estados Unidos através da fronteira com o México triplicará este ano, chegando à cerca de 27 mil pessoas. Os registros oficiais apontam que desde 1 de outubro do ano passado (quando iniciou o ano fiscal de 2005) até ontem foram detidos 15.428 brasileiros. No ano fiscal de 2004 tinham sido apanhados 8.629. Portanto, a média, que era de 24 por dia no ano passado, agora é de 75.

De acordo com o chefe de Polícia de La Joya, no Texas, Ricardo Gorena, os brasileiros chegam sem medo. "Já chegou ao Brasil a notícia de que o cidadão do Brasil têm um tratamento diferenciado: em vez de ficarem na cadeia, esperando a deportação, eles são liberados depois de dar um endereço qualquer nos EUA, e ficam aguardando uma ordem judicial para se apresentar para uma audiência. Só que a grande maioria simplesmente passa a viver clandestinamente no país".

Esse tratamento diferenciado também desagrada à Comissão de Fronteira, do Congresso dos Estados Unidos - que já está pressionando o presidente George W. Bush a determinar um tratamento mais duro aos brasileiros.

SIGA-NOS NO Google News