Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prescrição de remédios controlados ficará mais rigorosa

Anvisa - 25 de janeiro de 2007 - 07:55

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) foi apresentado ontem (24) aos coordenadores estaduais de Vigilância Sanitária para coleta de sugestões que possam aperfeiçoá-lo.

O encontro foi realizado em Brasília, no auditório da Anvisa. O sistema foi criado pela Agência para captar e fornecer informações a toda a rede de fiscalização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) sobre o consumo de produtos controlados, tais como anorexígenos (remédios para emagrecer) e antidepressivos.

A criação do sistema é uma resposta da Anvisa ao crescimento do consumo desses produtos no Brasil, pois seu uso inadequado ou em excesso pode acarretar graves prejuízos à saúde. A utilização do Sistema será obrigatória por todas as farmácias e drogarias que vendam medicamentos e substâncias sob controle restrito. A prescrição desordenada tem sido uma das causas apontadas pelas autoridades internacionais como promotora do crescimento.

“O sistema vai enfrentar a questão da prescrição exagerada, pois o nome do profissional que prescreveu ficará registrado. Poderemos, a partir daí, adotar ações que coíbam exageros”, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, durante a explanação sobre o funcionamento do SNGPC. “A fiscalização das vigilâncias vai ser incrementada e o sistema vai ajudar nisso, municiando os fiscais com dados”, disse o médico da Anvisa, Eugênio Neves, que vem trabalhando no desenvolvimento do SNGPC.


SIGA-NOS NO Google News