Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/01/2013 18:58

Prefeitura de Corumbá apresenta plano de ação contra a dengue

Campo Grande News/ Nicholas Vasconcelos

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), apresentou nesta quarta-feira (9) o plano de ação para o caso de uma epidemia de dengue na cidade. Segundo a Prefeitura, além da rede de saúde e administração municipal, o plano deve contar com apoio da Marinha e do Exército.

“Não queremos ser alarmistas, mas também não queremos fugir da realidade, que hoje é preocupante”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

O Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti) de 2013 apontou uma situação de pré-epidemia. “Vivemos uma situação bastante preocupante, de pré-epidemia. O levantamento mostrou que estamos nove vezes acima do índice aceitável, que é de 1%”, explicou Duarte.

Segundo o levantamento, os bairros Centro América e Arthur Marinho apresentaram os números mais altos do levantamento e, por isso, vão receber uma atenção maior da Prefeitura. As ações serão intensificadas inclusive no Centro, onde o índice está 5% acima do tolerável.

O prefeito afirmou que vai buscar o dialogo com os proprietários de imóveis fechadas ou abandonadas, e se necessário, serão tomadas das medidas judiciais cabíveis.

A avaliação da Secretária de Saúde mostrou que os depósitos no nível do solo, como caixas, tambores e outros reservatórios usados para armazenar água, continuam sendo os maiores criadouros do mosquito Aedes aegypti. Eles representam 52,7% do total do município, os depósitos móveis , como por exemplo, os vasos de plantas, respondem por 26% do total e os depósitos fixos outros 3%.

O acúmulo de lixo e outros resíduos sólidos foram responsáveis por 13% do número dos focos.
Em caso de epidemia, a população deve procurar as UBS (Unidades Básicas Saúde) como melhor alternativa para tratamento. A Santa Casa de Corumbá também reservou 20 leitos na Santa Casa.

Parcerias – Nesta quarta-feira (9), Paulo Duarte também se reuniu com o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário.
A Marinha vai disponibilizar até 40 homens para auxiliar no combate aos focos de dengue, assim como o Exército.

A secretária Denaci Ranzi hoje as reuniões com a equipe da Marinha, destacada pelo contra-almirante Dibo, para acertar detalhes dessa parceria que prevê instalação de tendas especiais em bairros estratégicos, que funcionarão como unidades de saúde móvel, dotadas de estrutura necessária para atender pacientes, inclusive com hidratação por até 12 horas.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)