Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Praga afeta 80 hectares de bananeiras em Pedro Gomes

Campo Grande News - 24 de agosto de 2004 - 09:32


Mesmo com as barreiras preventivas da Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) não foi possível evitar a chegada da sigatoca negra em Mato Grosso do Sul. Segundo o fiscal da DFA (Delegacia Federal de Agricultura), Humberto Fernandes Pregelli, a doença já afetou uma área de 80 hectares no município de Pedro Gomes e outros 40 hectares, do entorno, ainda devem ser avaliados. “Ainda não vimos a extensão dos focos ou se atinge outros municípios mas acreditamos que a doença se restringe ao local onde foi encontrada”, diz.

A área deve ser interditada mas o grande dilema é o que fazer e se é possível permitir a comercialização dos produtos de áreas infectadas mediante tratamento. Isso porque considerando a produtividade de 10 toneladas por hectares são 800 toneladas, sendo que o consumo interno não absorve 0,5% disso, segundo Pregelli.

“Vamos procurar subsídio para tratar a banana e possivelmente interditar a área. Inclusive já pedimos às pessoas para não irem ao local, sob o risco de levar os esporos do fungo para outras localidades”, diz. A doença, é causada pelo fungo Micosphaerella fijiensis, e é a mais grave, pois ataca praticamente todas as variedades e já dizimou pomares na América Central e no Norte da América do Sul. Focos da doença no Brasil são registrados desde 1998.

Em Mato Grosso do Sul, os levantamentos em bananais são feitos sistematicamente nos últimos seis anos em regiões produtoras, hoje Coxim, Pedro Gomes, Paranaíba, Aquidauana, Rio Negro e São Gabriel.








SIGA-NOS NO Google News