Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Praça da República, em Corumbá (MS), será requalificada pelo PAC

Ministério da Cultura - 05 de junho de 2015 - 08:12

Praça da República - Corumbá/MS
Praça da República - Corumbá/MS

A Praça da República, em Corumbá (MS), será requalificada com recursos do PAC Cidades Históricas. A assinatura da ordem de serviço será realizada nesta terça-feira (2), às 18h30, por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Prefeitura da cidade e da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico. A previsão é de que a obra, na qual serão investidos cerca de R$ 1,05 milhão, dure dez meses.

A requalificação da Praça da República será a primeira de 10 ações do PAC Cidades Históricas previstas para a cidade sul-mato-grossense. Localizada na área de entorno do tombamento federal, em uma área de quase seis mil metros quadrados, a praça, em formato retangular, foi construída em 1924. Foi uma fortificação militar, palco da última batalha da Guerra do Paraguai, quando uma tropa brasileira vinda de Cuiabá, chefiada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, retomou o lugarejo, expulsando os invasores paraguaios de Corumbá, em 13 de junho de 1867.

PAC Cidades Históricas

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciado em 2007, é uma iniciativa do governo federal coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país.

Em 2013, de forma até então inédita na história das políticas de preservação, o MP autorizou a criação de uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan, dando origem ao PAC Cidades Históricas. Coube ao Instituto a concepção do Programa, atualmente em fase de implementação em cooperação com diversos coexecutores, em especial municípios, universidades e outras instituições federais.

O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 unidades da Federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos.

Serviço:
Ato de Assinatura da Ordem de Serviço da Requalificação da Praça da República pelo PAC - Cidade Históricas
Data: 02 de junho de 2015
Horário: 18h30
Local: Praça da República - Rua Delamare – Centro entre as ruas Antonio Maria e Antonio João, Corumbá - MS

SIGA-NOS NO Google News