Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/03/2008 18:57

Posse do primeiro Conselho da Biosfera do Pantanal de MS

Suelene Gusmão

A primeira reunião de trabalho do Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal tem início nesta quarta-feira (2), com a solenidade de posse dos 57 conselheiros, sendo 37 representantes da sociedade e 20 do governo federal, dos estados (MT e MS) e dos municípios. O conselho terá como principal tarefa conciliar interesses conflitantes, planejar e coordenar todas as atividades a serem desenvolvidas na região do Pantanal.

A Reserva da Biosfera do Pantanal foi criada em 2000, pela Unesco e aprovada pelo MMA e pela Comissão Internacional do Programa O Homem e a Biosfera, em Paris. Sua missão consiste na conservação da biodiversidade, na promoção do desenvolvimento sustentável e no fomento à pesquisa. E também no monitoramento e na educação ambiental, buscando contribuir de forma eficaz para o relacionamento harmônico entre a sociedade pantaneira e o seu ambiente.

A programação da posse e da primeira reunião da Reserva da Biosfera começa na quarta-feira, no auditório da sede do Conselho Nacional dos Trabalhadores do Comércio. O primeiro dia será destinado ao credenciamento dos participantes e distribuição de material. Nos dias 3 e 4, a programação vai das 8h às 18h. No dia 3, pela manhã, ocorrerá a cerimônia de posse, à tarde tem início uma série de palestras a serem proferidas pelos conselheiros representantes da comunidade científica e pelos gestores públicos do Ministério do Meio Ambiente.

Na primeira delas, Walfrido Tomaz vai falar sobre ?Biodiversidade e Conservação do Pantanal?. Em seguida, Paulo Boggiani discorre sobre ?Características Geológicas da Bacia do Alto Paraguai e do Pantanal - implicações quanto ao uso sustentável?. Débora Calheiros falará sobre ?Funcionamento Ecológico do Pantanal - Ameaças e Perspectivas?, seguida da palestra de Ubiratan Piovezan sobre ?Uso Sustentável de Espécies Exóticas no Pantanal?.

As palestra dos gestores públicos começa com a apresentação do tema ?Revitalização de Bacias Críticas?, a ser apresentado pelo palestrante Júlio Thadeu, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA. Em seguida, Pedro Ivo fala sobre os temas: ?Agenda 21, Reserva da Biosfera do Pantanal e a III Conferência Nacional do Meio Ambiente?. O palestrante Paulo Egler falará sobre ?Avaliação Ambiental Estratégica do Pantanal?, seguido por Adriana Bayma, que vai falar sobre ?Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios?.

No dia 4, pela manhã, continuarão as palestras dos gestores públicos do MMA. Na primeira delas, o palestrante Luiz Augusto Bronzatto, da SRHU, apresenta o tema ?Planos Estaduais de Recursos Hídricos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul?. Em seguida, Heloisa Dias, do Conselho Deliberativo da Reserva da Mata Atlântica, fala sobre ?Uma Experiência da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica?. O final da programação será dedicado aos trabalhos em grupo, à apresentação de proposta de Regimento Interno do Conselho Deliberativo e à construção preliminar de agenda de trabalho.


Gerusa Barbosa
Assessoria de Comunicação
Ministério do Meio Ambiente

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)