Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/12/2004 07:38

Porcos e galinhas podem transmitir a Leishmaniose

Aline Beckestein /ABr

A criação de porcos e galinhas aumenta o risco de transmissão de Leishmaniose, doença causada pelo protozoário Leishmania e transmitida por um inseto conhecido como Mosquito-palha. Esta foi a conclusão de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada durante três anos, com um grupo de crianças e cães em uma região endêmica, no interior da Bahia.

O estudo revela que o risco de contrair Leishmaniose visceral é de duas a quatro vezes maior entre crianças que vivem em casas com criações desses animais.

De acordo com a pesquisa, apesar de apenas o cão ser reconhecido como animal doméstico hospedeiro do inseto, a criação de porcos e galinhas favorece o aumento do número do Mosquito-palha, o Flebótomo, que é o vetor do protozoário. Segundo o estudo, com a proliferação do Mosquito-palha, cresce a possibilidade de um desses insetos virem a picar um cão infectado e transmitir a doença ao picar outros animais ou o homem.

"A presença de porcos e galinhas possibilita um aumento do número dos flebótomos porque o sangue deles funciona como fonte de alimento para esses insetos e além disso a matéria orgânica de chiqueiros e galinheiros é um terreno propício para que os flebótomos depositem seus ovos", explica Edson Duarte, coordenador da pesquisa.

Ele disse que o estudo servirá para a orientação de programas de prevenção à doença. "Ao identificar as casas com criadores de animais como locais de maior risco, podemos passar a estender e concentrar a borrifação de Deltametrina nestes ambientes e, além disso, orientar os moradores a manter uma certa distância destes ambientes de suas residências".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)