Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: por que sentimos dor no frio?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 14 de julho de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: por que sentimos dor no frio?

O frio pode trazer para muita gente problemas como dor nos ossos, nas articulações e na musculatura. Na época do frio, as pessoas ficam mais contraídas, diferentemente do verão, quando elas ficam expansivas.

O corpo humano, para funcionar bem, deve ser mantido a uma temperatura interna entre 36°C e 37°C – tarefa nada fácil quando os termômetros marcam menos de 10°C, por exemplo.

Em baixas temperaturas, ocorre a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que chamamos de constrição vascular. Com menos sangue circulando, há uma menor quantidade de oxigênio sendo bombeado no corpo e uma produção maior de ácido láctico, explica o Dr. Fabiano Fonseca ortopedista e médico do esporte.

Ocorre que os músculos ficam mais tensos ou sofrem contratura, o que ajuda a tornar algumas partes do corpo doloridas. Ficar encolhido pode afetar a postura e provocar dores na coluna.
Nas articulações, o líquido sinovial — que tem a função de lubrificar as articulações permitindo seu movimento suave e indolor — fica mais espesso com o esfriamento do corpo — podendo gerar mais incômodos.

O clima frio é um problema ainda mais sério para quem sofre de alguma doença crônica. Na área de ortopedia há muitas reclamações de dores nas articulações. Os sintomas da artrose ou da bursite ficam acentuados.

“Para piorar, no frio as pessoas relatam que sentem menos disposição para as atividades físicas, o que é um erro para a saúde. O exercício estimula a musculatura e contribui para o bombeamento do sangue nas extremidades. Caminhada, alongamento e fortalecimento muscular são indicados durante todo inverno” recomenda o Dr. Fabiano Fonseca.

SIGA-NOS NO Google News