Cassilândia, Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

24/10/2007 14:39

Por que gagos conseguem cantar sem dificuldade?

Por que gagos conseguem cantar sem dificuldade?
Alvo de piadas e personagens cômicos célebres, a gagueira é tratada na medicina como disfemia. Ela faz com que o indivíduo repita sílabas ou faça longas pausas ao pronunciar palavras. Mas raramente isso acontece quando um gago canta. Isso porque nosso cérebro processa a fala e o canto de formas diferentes.
Segundo a fonoaudióloga da Faculdade de Medicina da USP, Cláudia Furquim Andrade, o ser humano tem uma neurofisiologia que é adptada para processar a fala em uma seqüência temporal. A gagueira afeta essa habilidade de fazer a sequencialização do som e da fala, ou seja, prejudica o processamento de segmentação temporal no cérebro.

Segundo ela, o problema só aparece quando a fala é auto-expressiva. "No caso da música, quando você canta não está em fala auto-expressiva, porque a música dita o ritmo e a letra já existe. A única coisa que o gago faz é intepretar o que já está pronto, e não processar a fala", explicou.

Para a médica, a pessoa com gagueira junta pensamento, linguagem e emoção, atrapalhando o processamento de fala do cérebro. A patologia pode ser herdada em uma tendência hereditária, mas existe um pequeno percentual de gagueira que pode ser adquirida através da vida por causa de problemas psicológicos com o indivíduo.

A fonoaudióloga informou que existem diferentes abordagens terapêuticas para tratar o problema, mas as principais delas são os tratamentos que modificam a gagueira e os que promovem a fluência.

Dar sustos em um gago como remédio para obter a cura, como acontece em filmes em desenhos, não funciona nem um pouco e as vezes pode até piorar a situação da pessoa. "Isso é pura lenda, além de já ter problemas na estrutura neural, o invidíduo ainda pode se transformar em uma pessoa assustada e medrosa no dia-a-dia".

"Como o problema está mais ligado à ansiedade do que ao nervosismo, o gago tem maiores dificuldades para falar nos momentos em que está mais feliz", completou.

Entre alguns gagos famosos podemos citar o Rei Jorge VI, da Grã-Bretanha, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o filósofo grego Aristóteles, o cientista inglês Charles Darwin, a atriz Marylin Monroe, o imperador francês Napoleão Bonaparte, o físico e matemático inglês Isaac Newton. Os brasileiros Machado de Assis (escritor) e Nelson Gonçalves (cantor) também tinham problemas de disfemia.

Fonte: Terra

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 17 de Outubro de 2018
06:10
Dia de Sorte
Terça, 16 de Outubro de 2018
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)