Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/02/2016 10:30

Poluição do ar durante gestação eleva risco de criança com asma

EPharma Notícias

Um amplo estudo financiado pela Fundação Europeia do Pulmão e publicado ontem faz um alerta para mulheres grávidas que moram perto de rodovias ou de outras áreas onde há intensa poluição do ar causada pelo trânsito de carros. Segundo a pesquisa, essa proximidade aumenta em 25% o risco de a criança desenvolver asma antes dos 5 anos de idade.

Liderado pela Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, o trabalho acompanhou 65 mil crianças daquele país desde o nascimento até os 10 anos de idade. Os pesquisadores pinçaram os indivíduos diagnosticados com asma dentro desse grupo e, em seguida, avaliaram a exposição de suas mães a poluição durante a gestação. O nível desta exposição foi determinado segundo as condições do ar na área onde elas moravam ao longo da gestação. A avaliação se concentrou em agentes poluidores normalmente associados ao tráfego de automóveis, como o carbono e os óxidos de nitrogênio.

Mesmo em áreas urbanas com níveis relativamente baixos de poluição, os riscos de asma antes de a criança completar 5 anos se mostraram mais altos. Este perigo aumenta junto com um acréscimo nos níveis de dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono, dois marcadores de poluição associada ao trânsito de veículos terrestres. Além disso, os cientistas observaram que as crianças nascidas com pouco peso são mais vulneráveis aos efeitos da poluição em seu sistema respiratório.

— Os resultados do estudo destacam o impacto da exposição a poluição em bebês, algo que começa ainda no útero materno. Há algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de a criança desenvolver asma. Em primeiro lugar, recomendo a instalação de filtros purificadores de ar dentro de casa. Além disso, a mulher grávida deve evitar locais de muita movimentação urbana quando sair para um passeio ou para fazer exercícios — ressalta o principal autor do estudo, professor Hind Sbihi, da Universidade da Columbia Britânica.

‘É UM ALERTA ESSENCIAL’

Estudos anteriores já associavam a exposição à poluição do ar na gestação a problemas respiratórios em crianças. As conclusões da pesquisa recente foram publicadas no “European Respiratory Journal”, periódico da Fundação Europeia do Pulmão. Ao comentar os resultados, o presidente da entidade, Dan Smyth, disse que o mundo precisa de medidas urgentes para controlar os níveis de poluição do ar, principalmente das grandes cidades:

— Este estudo mostra como somos afetados pela poluição do ar desde o momento em que somos criados. É essencial alertar sobre os perigos disso.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)