Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/12/2015 16:23

Polícia Civil usa Whatsapp para se aproximar de empresas e evitar crimes

Luana Rodrigues, Campo Grande News
Reuniões entre grupo de comerciantes e polícia ocorrem mensalmente. (Foto: Divulgação)Reuniões entre grupo de comerciantes e polícia ocorrem mensalmente. (Foto: Divulgação)

A máxima "a união faz a força", literalmente ganhou vida em um projeto envolvendo comerciantes da Avenida Julio de Castilho e a Polícia Civil. Eles escolheram a tecnologia para que por meio do relacionamento entre polícia e comunidade, possam derrubar os índices de criminalidade na região. Entre as ações do projeto também está a criação de um Conselho de Segurança e a realização de reuniões semanais com palestras de orientação.

De acordo com o delegado da 7ª Delegacia de Polícia Civil , Paulo Henrique Sá, o objetivo é integrar a polícia com a comunidade, principalmente os comerciantes, já que o maioria dos roubos e furtos na área são cometidos no comércio. "A ideia é promover segurança em tempo integral, ensinar um a vigiar o outro, e também facilitar o acesso deles à polícia", explica o delegado.

Para fomentar as ações e fazer com que todos se sintam motivados a participar, são realizadas reuniões mensais na delegacia, entre os comerciantes e a polícia. No encontro, os participantes assistem a palestras em que são orientados a como prevenir a ação de bandidos. "O crime é um triângulo formado de vítimas, criminosos e oportunidades. Sempre haverá as vítimas e os criminosos. O que nós podemos, e estamos tentando fazer é reduzir drasticamente a oportunidade", disse.

Para o comerciante Felix Irlando, 40 anos, o projeto já trouxe uma sensação maior de segurança somente com as palestras. "Os números de crimes haviam aumentado significativamente, principalmente os pequenos roubos, aqueles assaltos em ponto de ônibus, e isso causava bastante medo. Agora a gente consegue trabalhar a até mais e permanecer aberto ao meio dia, coisa que antes não fazíamos", contou.

A ideia da polícia de criar um grupo no Whatsapp para troca de informações, diminuir dúvidas e fazer denúncias, foi bem recebida pelos comerciantes. "Facilitou e muito o nosso contato com eles, porque o atendimento pelo 190 é precário. Outro dia, um empresário sofreu um assalto e em questão de minutos as polícias militar, civil e perícia já estavam lá", disse Irlando.

"Foi a maneira que encontramos de fazer com que o comerciante fique sabendo mais rápido sobre o que está ocorrendo a respeito da segurança na sua região da ação da criminalidade em toda a cidade e dessa forma possa se proteger melhor", considera o delegado.

Em breve, o grupo também irá formar um CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), para apoiar a polícia. Em outras palavras, é um grupo de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de na segurança pública.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)