Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pode ser criada a Ordem dos Médicos do Brasil

Márcia Wirth e Patrícia Álvares - 27 de fevereiro de 2004 - 10:45

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) formaram um grupo de estudos para discutir a criação de uma única entidade representativa da classe médica, a Comissão de Estudos para a Criação da Ordem dos Médicos do Brasil.

O papel da Comissão é estudar as dificuldades jurídicas para a criação da Ordem dos Médicos e propor uma agenda de implantação da nova entidade, que englobaria as funções associativas, de regulamentação e fiscalização da atividade médica.

A idéia é que se faça uma consulta pública para saber o que os médicos do Brasil pensam a respeito da criação de uma única entidade que os represente. Posteriormente, será realizado um plebiscito para que se referende ou não a criação da Ordem dos Médicos do Brasil.

Para o presidente da Comissão, Rubens dos Santos Silva, a proposta de aprovação da Ordem dos Médicos do Brasil por meio de plebiscito é algo inédito e demonstra as boas intenções das diretorias das entidades: "Não queremos que apenas os dirigentes e os representantes decidam. Queremos ouvir cada médico do Brasil, para que prevaleça a vontade da maioria".

"Hoje, felizmente, estamos conseguindo vencer as resistências daqueles que não querem 'dividir o poder'. Nossa intenção, ao contrário, é somar. Somar recursos para gerar mais benefícios para os médicos", afirma Rubens dos Santos.

Formação da Comissão


Além do presidente, que é o secretário-geral do Conselho Federal de Medicina, a Comissão é formada pelo vice-presidente da região Sul da AMB, Remaclo Fischer Junior, que foi nomeado secretário na coordenação dos trabalhos, pelo diretor de Defesa Profissional da AMB, Eduardo da Silva Vaz, pelo diretor de Saúde Pública da AMB, Samir Dahas Bittar, pelo conselheiro Antônio Gonçalves Pinheiro, e pela 2ª tesoureira do CFM, Marisa Fratari Tavares de Souza.

Reuniões

Na última reunião, ocorrida no dia 19/02, na sede do CFM, em Brasília, foi feito um levantamento dos países que possuem uma única entidade representativa médica, com análise da origem, história, organograma, funcionamento e atuação de cada uma, como fonte para a formação da Ordem dos Médicos do Brasil.

Além disso, a Comissão fará um estudo sobre a estrutura e a organização da AMB e do CFM, analisando as funções de cada entidade e discutindo o que deve ser mantido, excluído ou criado para a implantação da Ordem dos Médicos do Brasil.

O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, que esteve presente à última reunião, destacou que "com a criação da Ordem, as entidades médicas vão contar uma estrutura melhor para empreender esforços e obter vitórias na área da Saúde”.

A próxima reunião da Comissão de Estudos para a Criação da Ordem dos Médicos do Brasil será no dia 18/03, em São Paulo.






SIGA-NOS NO Google News