Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA apreende carreta de "aroeira” na fronteira

PMA - 13 de março de 2010 - 10:36

Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo foram acionados hoje por policiais do Departamento de Operações de Fronteira, em virtude da retenção, no município de Eldorado, de uma carga de aroeira, por suspeita de irregularidade na documentação ambiental.

No local, os policiais ambientais verificaram que o caminhão Scania, placa JTT – 3040-PR, transportava uma carga de madeira com 13 m³ de aroeira com o Documento de Origem florestal vencido. A PMA fez a apreensão do veículo e da madeira e conduziu, juntamente com o responsável, até a delegacia de polícia civil de Eldorado, para as providências criminais referentes ao crime ambiental cometido. A pena para este crime é de 06 meses a 01 ano de detenção, conforme a lei de crimes ambientais 9.605/98.

Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.300,00. A madeira e o caminhão ficarão no pátio da Polícia Militar Ambiental em Mundo Novo até decisão judicial no processo.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

SIGA-NOS NO Google News