Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/03/2013 14:02

Plano Nacional de Banga Larga: sai ou não sai?

Dane Avanzi

Segundo avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União) a Anatel não será capaz de entregar a infraestrutura prometida para a Copa do Mundo, descumprindo assim o acordo assinado com a FIFA. Salvo raras e honrosas exceções, já nos acostumamos a assistirmos a incapacidade crônica do governo brasileiro de levar a cabo, qualquer tipo de obra, essa é apenas mais uma que não dará certo.

A presidente Dilma Roussef, encomendou um estudo para alavancar o Plano Nacional de Banda Larga, capitaneado pela ressuscitada Telebrás. Cogita-se que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) poderá emprestar até 100 bilhões de reais para a construção de um Backbone (termo em inglês que significa espinha dorsal. Todas as comunicações da internet de determinada região passa por ali) e Backhaul (é a linha de transmissão de protocolos de internet responsável por interligar o backbone aos assinantes do serviço) capaz de mudar de fato, para melhor, a realidade da internet brasileira. Resta saber se o dinheiro será bem empregado, haja vista não faltarem casos de empréstimos bilionários que não atendem aos fins sociais almejados.

Isso é o que mais nos espanta enquanto cidadãos brasileiros. Como que com tanto dinheiro as obras não conseguem fluir e caminhar a contento? Isso, fora a isenção fiscal para produtos de banda larga anunciada mês passado pelo Governo Federal, que segundo o Ministro Paulo Bernardo, chegará a 60 bilhões de reais.

O TCU também recomendou à Anatel, que aperfeiçoasse sua prestação de contas relativas a implantação da tecnologia 4G, nas cidades sede da Copa. Segundo o TCU, para haver mais transparência, o ideal seria a criação de um website específico para as contas da Copa do Mundo, cujo orçamento é de 171 milhões de reais.

Além da questão de atendimento à população que se concentrará nos locais dos eventos e necessitará de mais estações rádio-base para fazer ligações e acessar a internet, tais obras são necessárias para a transmissão de imagens para todas as partes do mundo que acompanharão o evento.

Saliente-se que tais obras são necessárias não somente por causa da Copa do Mundo, mas principalmente para o Brasil não perder o trem da história. O sistema de telecomunicações do nosso país está em colapso hoje. A projeção de crescimento para os próximos anos é exponencial e o Brasil precisa desse recurso para se desenvolver, afinal de contas vivemos na chamada “Era da Informação”.

-----

Dane Avanzi é advogado, empresário do Setor de Engenharia Civil, Elétrica e de Telecomunicações e Diretor Superintendente do Instituto Avanzi, ONG de defesa dos direitos do Consumidor de Telecomunicações

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)