Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF iniciou operação contra tráfico de animais silvestres

Assessoria MJ - 15 de julho de 2003 - 10:38

Brasília- A Polícia Federal iniciou na última quarta-feira, a Operação Drake I de combate à biopirataria e ao tráfico internacional de espécies silvestres. A operação está sendo realizada em onze estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e no Distrito Federal.
A Drake I é a primeira ação do Projeto Drake. O projeto é um conjunto de operações de repressão ao tráfico de animais silvestres, campanhas educativas, além do treinamento e especialização de policiais. A idéia é disseminar e gerar conhecimento sobre o combate à biopirataria e ao tráfico internacional de espécies da fauna e flora que, estima-se, movimenta valores superiores a US$ 1 bilhão.
O Brasil é um dos alvos preferidos pelos biopiratas e traficantes, devido à grande variedade de espécies encontradas em nossas florestas tropicais, as maiores do mundo. O material extraído dos organismos vegetal ou animal contrabandeados é levado para laboratórios estrangeiros, onde é isolado e patenteado para fins medicinais, genéticos ou comerciais. Muitos destes elementos são retirados de espécies ainda desconhecidas pelo homem, mas que fazem parte de nossa biodiversidade, patrimônio do país.
Os traficantes transportam os animais em tubos de PVC, malas e outros esconderijos e as péssimas condições do transporte provocam a morte de boa parte das espécies durante a viagem.

SIGA-NOS NO Google News