Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF desencadeia Operação Bad Trip

PF - 21 de abril de 2013 - 12:00

A Polícia Federal deflagrou no dia 18 de abril a Operação Bad Trip. A ação tem o objetivo de reprimir o tráfico internacional de produtos químicos para a produção de drogas sintéticas, bem como o tráfico internacional de drogas sintéticas.

Estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão, sendo 1 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia e 5 em Minas Gerais, 7 mandados de busca e apreensão em Goiás e Minas Gerais e 2 mandados de sequestro de veículos.

As investigações se iniciaram em janeiro de 2012, durante as quais foram realizadas três prisões em flagrante, incluindo uma das maiores apreensões de Ecstasy já realizada pela Polícia Federal, quando foram apreendidos 50.000 comprimidos de Ecstasy, no dia 14 de Novembro de 2012, no Aeroporto do Galeão/RJ, além de outra apreensão de 28.000 comprimidos de Ecstasy, no dia 4 de Agosto de 2012, no Aeroporto de Guarulhos/SP.

Com o líder da organização criminosa, foram apreendidos 4.500 micropontos de LSD, no mês de janeiro de 2013, sendo também uma das maiores apreensões dessa droga sintética.

Conforme o apurado, o grupo criminoso investigado importava de forma clandestina e ilegal produtos químicos, como ergotamina do Paraguai para o Brasil, que eram então remetidos para a Holanda, de onde retornavam as drogas sintéticas lá fabricadas para serem vendidas no Brasil.

O produto químico entrava por via terrestre no Brasil e era transportado pelos integrantes do grupo, os quais posteriormente cooptavam outras pessoas para levarem os produtos químicos para a Europa, de onde voltavam com drogas sintéticas, como Ecstasy e LSD.

No Brasil, as drogas eram revendidas nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

Além da traficância realizada pela organização criminosa investigada, o que gerava lucro ao grupo, foi verificado ainda que o grupo também abriu uma clínica para tratamento de dependentes de drogas, na cidade de Itumbiara. A clínica atualmente encontra-se interditada pela Vigilância Sanitária do Município.

O nome da Operação foi escolhido em razão de Bad Trip ser o termo popular que representa as sensações fisiológicas e psicológicas desagradáveis, provocadas pelo uso de substâncias psicoativas.

Um sintoma comum de bad trip é o usuário se sentir perseguido, ou preso à “viagem”, e temer nunca mais voltar à normalidade.

SIGA-NOS NO Google News