Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/07/2005 14:12

Pessoas ostomizadas podem ter símbolo em banheiro

Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5384/05, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que cria e determina a ampla divulgação do Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada – ou seja, o indivíduo que passou por uma ostomia (a cirurgia que abre uma pequena passagem no abdômen, chamada ostoma, para a saída de fezes e urinas).
A ostomia é necessária para vítimas de câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga e também para pessoas que tiveram perfurações acidentais no abdômen, como ferimentos a bala. Nessas situações, muitas vezes o paciente não consegue mais eliminar normalmente os dejetos do organismo e precisa usar uma bolsa coletora de fezes e urina – que fica ligada ao ostoma.

Símbolo
O projeto determina que banheiros e demais lugares públicos já adaptados para os portadores de deficiências físicas passem a exibir também o símbolo da pessoa ostomizada. Assim, os outros usuários vão perceber que naquele local está uma pessoa que precisa de mais tempo e de mais medidas de higiene para freqüentá-lo.
Não será necessário construir novas instalações ou adaptá-las, pois os banheiros dos deficientes físicos já têm espaço suficiente para os ostomizados (que também são considerados portadores de necessidades especiais).

Conscientização
O símbolo, conforme explica o deputado, contribuirá para que haja uma conscientização cada vez maior a respeito dessa necessidade especial. "O objetivo é tornar visível a luta contra qualquer tipo de discriminação e reafirmar, diante da sociedade e das autoridades, a existência de pessoas submetidas a essa condição", definiu Eduardo Barbosa.
Na avaliação do deputado, a sociedade vem mudando de postura em relação aos portadores de necessidades especiais, que começaram a ter os seus direitos mais respeitados. "Isso é fruto de uma luta de décadas, mas é necessário o uso de instrumentos que contribuam para a consolidação dessa postura", disse. A adoção do símbolo, segundo ele, é reivindicada pela Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), que existe desde 1985.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - João Pitella Júnior
Edição - Rodrigo Bittar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)