Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/05/2011 15:10

Pesquisas no Peru apontam virada da filha de Fujimori na corrida presidencial

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – Faltando 24 dias para o segundo turno das eleições presidenciais no Peru, a candidata Keiko Fujimori, da coalizão conservadora Força 2011, que saiu atrás na disputa com o candidato de esquerda da Aliança Nacionalista Ganha Peru, Ollanta Humala, já lidera a corrida eleitoral, segundo os resultados das pesquisas Datum Internacional e Ipsos-Apoyo, divulgados hoje (12). O segundo turno está marcado para o dia 5 de junho.

Pelos dados da Datum, Keiko tem 40% das intenções de voto, enquanto Humala perderia a eleição com 37,9%. A pesquisa da Ipsos mostra Keiko com 41% das intenções voto e Humala com 39%.

A Datum ouviu 120 mil pessoas, no período de 7 a 9 deste mês, e os dados têm uma margem de erro de 2,8%. A Ipsos-Apoyo entrevistou 2 mil pessoas, de 30 de abril a 10 de maio, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Na última pesquisa, divulgada no dia 7, conduzida pelo Instituto de Opinião Pública da Universidade Católica do Peru, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados: Humala com 40,7% e Keiko com 40,5 %.

Com 35 anos, Keiko, filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, ganha espaço entre os conservadores e simpatizantes das propostas do pai, condenado a 25 anos de cadeia no Peru por crimes contra a humanidade. Keiko nega que pretenda anistiar o pai.

Humala, militar da reserva, buscou o diálogo e a aproximação com todos os setores da sociedade civil do Peru. Na campanha, demonstrou ter trânsito com segmentos rurais e urbanos. O destaque durante a campanha foi o discurso nacionalista, com a defesa veemente da soberania nacional e a condenação de ingerências estrangeiras no país.

Com 29,1 milhões de habitantes e 89% da população alfabetizada, o Peru registra elevados percentuais de desenvolvimento em áreas específicas. O país reúne ainda preciosos sítios arqueológicos das sociedades pré-colombianas, como os incas, responsáveis pela construção de monumentos da humanidade como a cidade montanhosa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco.

Edição: Vinicius Doria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)